Seguidores

sábado, agosto 06, 2011

Eu faço o meu caminho e o chamo de Karatê

Hoje tenho noção de que quando comecei a praticar Karatê, começou uma nova era na minha vida. Conhecer o Karatê, para mim, além de significar jamais me sentir totalmente desarmado, significa também assumir um compromisso com a tradição e paradoxalmente com a constante renovação desta Arte.
Vejo o Karatê como uma espécie de topografia, onde precisamos constantemente ter o trabalho de aplainar o terreno para uma luta interna, onde há picos de entusiasmo e sucessos, planícies de uma rotina maçante, vales de decepções e fracassos e quando não desistirmos deste trabalho, chegamos ao oceano, onde conforme nossos conhecimentos, navegamos ou naufragamos para sempre. Desta forma é que estou sempre aplainando o caminho e esse caminho para mim, não é apenas um meio para atingir meu objetivo, esse caminho é o próprio objetivo em si , para mostrar para mim mesmo quem sou eu.
Enquanto alguns só se interessam em descobrir qual é a origem do Karatê, eu me interesso mais em descobrir qual é o seu destino em mim. Sei que o Karatê só pode ser compreendido olhando-se para seu passado histórico, mas só pode ser praticado olhando-se para o futuro, portanto eu faço o meu caminho e o chamo de Karatê, mesmo sem saber até onde ele me levará.
O que sou no Karatê é fruto da minha experiência passada, mas também é muito mais a minha vontade impulsionada ao futuro, na tentativa de chegar ao extremo de mim mesmo, que é o aperfeiçoamento do meu controle, caráter, saúde, serenidade, respeito, etc., mas isso tudo ainda é pouco. O que quero do Karatê, de fato, ainda não sei o nome...
[Estivales]

Nenhum comentário: