Seguidores

quarta-feira, setembro 21, 2011

O Karatê e a sua filosofia

Yahara Sensei (8º Dan) diz que “o Karatê não tem filosofia”. Acho que entendi o que ele quer dizer e concordo com ele.

Na verdade, penso que o que conhecemos por filosofia no Karatê nada mais é do que o costume do povo japonês: A disciplina, a etiqueta, a higiene, a apreciação pela harmonia e estética etc., são costumes japoneses inseridos no Karatê, assim como outras Artes Marciais, criadas por outras nações herdaram os costumes dos seus respectivos povos.

Fazemos a reverência e demais procedimentos no estilo japonês, porque foi assim que os mestres nos passaram, esse é o costume enquanto estavam no Japão. Isso é a tradição que caracteriza esta arte e que define qual é a Arte Marcial que estamos praticando e que tentamos reproduzir no ocidente, mas tudo se resume em apenas uma coisa: BOA EDUCAÇÃO, porque isso é da cultura dos japoneses: manter a compostura sempre, ser educado, tirar os sapatos para entrar nas casas japonesas, escritórios, clínicas, hospitais, instituições públicas, associações, etc., tudo isso faz parte da sua cultura. A educação, higiene, falar em voz baixa, pedir desculpas mesmo se o outro for culpado, faz parte do dia a dia. Isso é o que, na maioria dos casos, nós inserimos nos treinamentos em nossos dojo, mas geralmente esquecemos de praticar fora deles, porque essa não é a conduta usual, como deveria ser, na nossa sociedade.


O Karatê, na sua essência, é uma arte militar (marcial), então deve-se ter uma conduta disciplinar semelhante a militar, mas filosofia estrangeira em excesso pode transformar o praticante em apenas mais um excêntrico imitador de um nativo oriental.
Quando se pratica qualquer Arte Marcial, inicialmente, pode-se até não aceitar certas coisas, mas com o tempo os segredos e as perguntas vão se revelando e sendo respondidos na medida em que nos aprofundamos, na medida em que amadurecemos e então essa “filosofia” passa a ser uma coisa natural.
O Karatê, antes de qualquer filosofia, é uma forma de lutar, e como arte marcial deve ser usado como uma das chaves que abre uma das portas para várias faces do desenvolvimento humano, mas acho eu que, filosofia de vida, é igual a religião: você escolhe e pratica aquilo que lhe faz sentir-se bem sem chocar seu semelhante.


[Estivales]

Nenhum comentário: