Seguidores

sexta-feira, novembro 04, 2011

Qual é a finalidade de se praticar Karatê?

Cada pessoa tem sua própria finalidade, que pode ser desde o direcionamento da agresssevidade, segurança pessoal ou esporte, até apenas como um modo de vida.
Outros aplicam esforços visando alcançar certos objetivos físicos ou apenas para obtenção de uma certa graduação que, no seu modo de entender, seria o certificado de algumas capacidades.
Quando há constância na prática, (coisa que é para toda a nossa existência), ela nos permite fazer aflorar as nossas capacidades e, em consequência, vivenciar vitórias pessoais, proporcionando a elevação da nossa auto-estima.
Ao ingressarmos no Karatê, concedemos um voto de confiaça ao Sensei, ele em retribuição, nos corrige e orienta como se jamais fôssemos desistir ou abandonar o treino, porque sabe que com o passar do tempo e com a insistente prática, compreenderemos que o Karatê vai além da luta e então ficará mais fácil de entendermos como os valores enfatizados na prática podem ser empregados em cada momento da nossa vida de forma a enfrentar o trabalho, os estudos, as relações interpessoais e todos os tipos de obstáculos, com a serenidade originada na confiança de nossas capacidades desenvolvidas, que irão gerar o respeito por nós mesmos e pelos outros.
Por isso diz-se que o Karatê causa um modo de pensar que produz o desenvolvimento das virtudes necessárias para uma atuação social positiva, conduzindo-nos à aproximação, união, amizade, respeito para com nosso semelhante, disciplina e equilíbrio emocional, para com nós mesmos, em contribuição para a formação de um cidadão saudável nos aspectos físico, social e emocional e essa é uma indicação do desenvolvimento da maturidade interior.
Entretanto, apenas com a prática constante e perseverante, o Karatê deixa de ser uma “obrigação” e se torna parte da nossa vida, para o nosso próprio prazer pessoal e para nosso proveito futuro, uma  oportunidade  invejável para experimentarmos conhecer a nós mesmos e a beleza  que está nessa descoberta.
Essa é a finalidade... de resto é apenas praticar disciplina e persistência.
[Estivales]

Nenhum comentário: