Seguidores

terça-feira, julho 12, 2011

Marcialidade X Esportividade

Lendo sobre psicologia, cheguei à conclusão de que no Karatê existem dois tipos básicos de pessoas: Os esportistas, que são atletas e gostam de competir e os marcialistas, que são artistas e buscam o conhecimento e a evolução individual através da busca da perfeição.
Se uma pessoa pertence ao primeiro grupo e for proibida de competir, logo ficará estressada, porque ela está desobedecendo ao seu ritmo. Por outro lado, se ela pertencer ao segundo grupo, seu prazer é outro e se tentar agir como um esportista enfrentará o mesmo problema.
É lógico que pode haver uma fusão dessas duas tendências, mas sempre uma irá se sobressair sobre a outra.
Não adianta ficarmos brigando para que todos sejam ou gostem daquilo que nós gostamos, não existem duas pessoas iguais no mundo. Podemos até direcionar, mas nunca forçar de forma autoritária ou ditatorial um ou outro comportamento nos jovens, pois tudo que se força muito se quebra.
O que temos a fazer é aceitar as tendências, caso contrário toda sua vida será desperdiçada. Procurar sentir prazer de ser como somos. Quem não faz isso, se torna insatisfeito consigo mesmo. Fica faltando algo, porque há um desequilíbrio ou uma divisão entre sua mente e o seu corpo. Por isto devemos fazer o que a nossa natureza deseja fazer.
Isso que eu chamo “conhecer a si mesmo”. Mas, além disso, também é necessário aceitar o que o outro quer para si, pois toda crítica é baseada sempre em nossas crenças particulares.

Nenhum comentário: