Seguidores

segunda-feira, agosto 15, 2011

Quem manda em minha cabeça?

Aparentemente não tem nada a ver com Karatê, nem é nada pessoal mas raciocinando com mais calma verão que tem muito a ver com as  discussões e até desafios que se vê nas comunidades das redes sociais.

Aproveitei o feriado do carnaval passado para ler o livro “O Glorioso Acidente” de Clemente Nóbrega. Em certo trecho do livro (pág. 185) ele diz:
“Quando uma gazela pastando com seu bando vê um predador que se aproxima, ela começa a dar saltos e fazer barulho, ela está dizendo ao predador: Vê como eu posso saltar assim alto: Vê como eu posso me dar ao luxo de fazer barulho e não fugir de você? Isto é porque eu me garanto; sei que posso fugir se você quiser me pegar. Não perca seu tempo comigo, vá atrás de um outro do bando.”

A mesma coisa é a exuberância exagerada da cauda do pavão. Ele está dizendo à fêmea: “Vê como eu sou saudável? Posso me dar ao luxo de exibir este trambolho dessa cauda e ainda assim os predadores não me pegam. Venha copular comigo. Eu sou garantia de muitas crias saudáveis.”

Refletindo nisso: Quem é esse “eu” que é produto da mente, do orgulho, do egoísmo e que precisa fazer  propaganda dos seus "poderes" ou valentia e dar demonstrações de  não ter medo de aceitar desafios?

O cérebro de alguns parece uma espécie de um monte de estrume no qual as larvas das idéias dos outros se renovam antes de tentar enviar cópias das mesmas por aí... Isso parece roubar a importância das suas mentes...
De acordo com essa visão quem é que manda em nossa cabeça – nós ou os outros?


[Estivales]

Nenhum comentário: