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segunda-feira, dezembro 24, 2007

O que é analisado e avaliado nos Exames de Graduação (recomendações):

Geral:
1. Demonstrar atitude.
2. Nunca esquecer da etiqueta.
3. Ter Força de espírito.
4. O kime deve ser executado nos movimentos de braços e de pernas, simultaneamente.
5. Focalizar o olhar (Metsuke e Chakugan).
6. Não descuidar da concentração (Zanshin).

Nas posturas, bases e deslocamentos:
7. Não elevar os pés nos deslocamentos. O pé em deslocamento deve roçar suavemente no solo e com a mínima elevação do calcanhar.
8. Observar o centro de gravidade, a colocação do peso e o ângulo de flexão ideal dos joelhos (altura dos quadris) em cada base empregada, bem como ângulo exigido pela base adotada
9. Não oscilar em altura ou lateralmente nos deslocamentos.
10. Manter o quadril sempre na mesma altura em relação ao solo.
11. Manter o tronco ereto na postura adequada, sem curvar as costas ou inclinar a cabeça
12. Firmar a musculatura do abdome e nádegas.
13. Contrair as axilas, sem exagero e não elevar os ombros.

Nas técnicas de braços:
14. O seiken (punho) ou o shuto (cutelo da mão) devem ser posicionados corretamente (punho reto).
15. Passar o cotovelo rente ao corpo no hikite.
16. Manter a musculatura das mãos firmes em todas as técnicas.
17. No tzuki, manter o punho reto em relação ao braço.
18. Observar a correta rotação de punho nas defesas e nos socos.
19. Observar a posição do cotovelo e do punho, no momento do kime.Nas técnicas de defesa.
20. Observar o uso total do corpo (músculos e articulações) em concentração.
21. Correta parada das defesas e posição dos cotovelos e do punho.
22. Manter o tronco em perfil.

Nos chutes:
23. Manter a flexão correta dos dedos do pé e dos tornozelos (koshi, sokuto).
24. Não descuidar da contração correta, no momento certo.
25. Observar a projeção do quadril em sincronia com o movimento de chute e o hikiashi (recolhida) da perna de chute logo após a aplicação do golpe.
26. No chute, observar o ângulo dos tornozelos e dos joelhos das duas pernas (de apoio e de chute).
27. Observar as diferenças entre os chutes keague e kekomi.
28. Correta colocação do joelho e tornozelo da perna de apoio.

Kumite e no Kihon Kumite:
29. Boa forma.
30. Atitude desportiva
31. Aplicação vigorosa, correta e eficiente do ataque, defesa e contra-ataque (tempo correto, agilidade e kime e sundome).
32. Tempo apropriado de reação e de movimento corretos.
33. Distância correta (ma-ai).
34. Qualidade e variação técnica.
35. Ângulo e distância corretos em relação ao alvo.
36. Defesa e ataque aplicados à região correta.
37. Movimentação de esquiva correta em relação à trajetória do ataque. Eficiência na defesa e na esquiva de acordo com os diferentes oponentes.
39. Posição do pé de apoio (no momento de ataque ou de defesa).
40. Não deve haver excesso de movimento de ataque ou defesa. Concentração total da força do corpo (na defesa e no ataque);
42. Domínio do deslocamento e da rotação do quadril.
43. Eficiência e precisão dos movimentos.

No kata:
44. Movimentar o corpo em sincronia com a execução da técnica;
45. No momento do kime, a base, a postura e o ângulo das articulações devem estar corretas para que sejam fortes e eficientes.
46. Emitir o Kiai buscando a forte união entre a força física e espírito.
47. Manter a planta do pé fixa no solo, conforme a base utilizada.
48. Deslizar, sem elevar, o pé nos deslocamentos.
49. Correto domínio de cada posição (base).
50. Manter o quadril estável em relação ao solo.
51. Manter o tronco ereto e em equilíbrio.
52. Aplicar as defesas no ângulo certo, com a contração adequada.
53. Buscar harmonia nos movimentos de deslocamento, com rotação do quadril em conjunto com o movimento de hikite na execução dos ataques, defesas ou de golpe de percussão.
54. Projetar o joelho nos chutes e no movimento de retorno (hikiashi) da perna de chute.
55. Cuidar a correta altura do alvo dos golpes (jodan, tyudan, gedan), conforme o Kata executado.
56. Rápida contração total do corpo no kime.
57. Seqüência correta de movimentos.
58. Conhecimento das técnicas em uso (bunkai).
59. Correto deslocamento no embusen e finalizar o kata na posição de início.
60. Controle dos movimentos (técnica e velocidade rápida ou lenta).
61. Encenação real do kata com potencial de impacto, sem exageros.
62. Domínio dos princípios do kata: Força, poder, velocidade, ritmo e equilíbrio.
63. Controle da força (forte ou suave).
64. Controle do corpo (expansão ou compressão).
65. Controle da técnica (rápido ou lento).
... só isso...


Prof. Cesar Estivales

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