Inicialmente o Karate não tinha estilos específicos, hierarquias ou faixas coloridas, tal como há hoje.
As técnicas ou métodos eram conhecidos através dos nomes de quem os tinha inventado, ou dos locais onde eram praticados. Assim, os três mais proeminentes centros de prática eram Shuri, Naha e Tomari.
Mais tarde, o Karate foi para o Japão, mais concretamente para Tóquio através de Gichin Funakoshi, em 1922.
Um pouco mais tarde, desenvolvem-se os 4 estilos básicos de Karate; Shotokan (Gichin Funakoshi), Shito-Ryu (Kenwa Mabuni), Goju-Ryu (Chojun Miyagi) e Wado-Ryu (Hironori Otsuka).
O Shotokan de Mestre Gichin Funakoshi se desenvolveu nas Universidades, e foram os universitários que desenvolveram esquemas de treino para competição, bem como as bases dos sistemas de torneio de hoje em dia.
PRINCIPAIS ESTILOS:
SHITO RYU: JAPÃO: KENWA MABUNI.
Estilo surgido no Japão em algum momento depois de 1929, pois até então o mestre Kenwa Mabuni vivia em Okinawa. Não se sabe ao certo o ano de criação do estilo, porém é possível afirmar que este nome foi utilizado "oficialmente" pelo fundador apenas em 1938 em seu livro "Karatedô Nyûmon".
SHITO é a combinação do primeiro caractere de cada um dos nomes dos dois principais instrutores de Mestre Mabuni: ITOSU (Ito = SHI) e depois HIGAONNA (Higa = TÔ).
De SHURI, veio o trabalho rápido e de NAHA o forte. De posições naturais, nem muito baixas nem muito altas. As defesas usam posições mais baixas que os ataques. Os movimentos são velozes e fluídos com técnicas de alcance curto e rápido.
É o método de Kenwa Mabuni, praticado em Ôsaka (Kansai e Kantô) com mais intensidade, agrupando adeptos de vários pontos do Japão. Neste estilo usam-se os Katas Heian sob os nomes originais de Pin-An e os Katas especiais: Seipai, Seienchin, Kôsôkun (Dai e Shô), Shihô-zuki e outros.
Enfatiza a esquiva sobre o bloqueio. Encadeia técnicas e muitos golpes em pouco tempo. Posições características: Neko Ashi Dachi. Zenkutsu Dachi. Shiko Dachi. Kokutsu Dachi antigo. Moto Dachi, Han Zenkutsu Dachi (Futsu-dachi).
As posições são mais altas um pouco e os movimentos mais executados no sentido do poder. É um estilo baseado no Shuri-te o que o torna um estilo muito rápido e com pouca contração muscular durante a execução dos movimentos (apenas no momento do impacto).
GOJU RYU: KYOTO 1929: CHOJUN MIYAGI.
O nome deste estilo advém da conjunção da Força (GO) e da suavidade (JU). Tem ritmos de contração e descontração bem marcados. Nesta escola usa-se Kokyu que é uma respiração diafragmática com contração abdominal sonora IBUKI que desenvolve energia interior.
Este estilo prima pelo bloqueio, no lugar, para dar mais rapidez ao ataque. Ainda tem como fator principal, quando se é atacado pela flexibilidade se responde com a força e vice-versa. Muitas vezes não dá muito atenção ao bloqueio, quando o ataque não é muito sério, para passar logo ao ataque.
É um sistema muito duro, penoso e verdadeiro. Este é o estilo de Higaonna aperfeiçoado por Miyagi, de posições altas com centro de gravidade alto. Posições características: Sanchin Dachi. Shiko Dachi. Nekoashi Dachi. Zenkutsu Dachi.
É proveniente do Nahate da linha do mestre Kanryo Higaonna.
As técnicas ou métodos eram conhecidos através dos nomes de quem os tinha inventado, ou dos locais onde eram praticados. Assim, os três mais proeminentes centros de prática eram Shuri, Naha e Tomari.
Mais tarde, o Karate foi para o Japão, mais concretamente para Tóquio através de Gichin Funakoshi, em 1922.
Um pouco mais tarde, desenvolvem-se os 4 estilos básicos de Karate; Shotokan (Gichin Funakoshi), Shito-Ryu (Kenwa Mabuni), Goju-Ryu (Chojun Miyagi) e Wado-Ryu (Hironori Otsuka).
O Shotokan de Mestre Gichin Funakoshi se desenvolveu nas Universidades, e foram os universitários que desenvolveram esquemas de treino para competição, bem como as bases dos sistemas de torneio de hoje em dia.
PRINCIPAIS ESTILOS:
SHITO RYU: JAPÃO: KENWA MABUNI.
Estilo surgido no Japão em algum momento depois de 1929, pois até então o mestre Kenwa Mabuni vivia em Okinawa. Não se sabe ao certo o ano de criação do estilo, porém é possível afirmar que este nome foi utilizado "oficialmente" pelo fundador apenas em 1938 em seu livro "Karatedô Nyûmon".
SHITO é a combinação do primeiro caractere de cada um dos nomes dos dois principais instrutores de Mestre Mabuni: ITOSU (Ito = SHI) e depois HIGAONNA (Higa = TÔ).
De SHURI, veio o trabalho rápido e de NAHA o forte. De posições naturais, nem muito baixas nem muito altas. As defesas usam posições mais baixas que os ataques. Os movimentos são velozes e fluídos com técnicas de alcance curto e rápido.
É o método de Kenwa Mabuni, praticado em Ôsaka (Kansai e Kantô) com mais intensidade, agrupando adeptos de vários pontos do Japão. Neste estilo usam-se os Katas Heian sob os nomes originais de Pin-An e os Katas especiais: Seipai, Seienchin, Kôsôkun (Dai e Shô), Shihô-zuki e outros.
Enfatiza a esquiva sobre o bloqueio. Encadeia técnicas e muitos golpes em pouco tempo. Posições características: Neko Ashi Dachi. Zenkutsu Dachi. Shiko Dachi. Kokutsu Dachi antigo. Moto Dachi, Han Zenkutsu Dachi (Futsu-dachi).
As posições são mais altas um pouco e os movimentos mais executados no sentido do poder. É um estilo baseado no Shuri-te o que o torna um estilo muito rápido e com pouca contração muscular durante a execução dos movimentos (apenas no momento do impacto).
GOJU RYU: KYOTO 1929: CHOJUN MIYAGI.
O nome deste estilo advém da conjunção da Força (GO) e da suavidade (JU). Tem ritmos de contração e descontração bem marcados. Nesta escola usa-se Kokyu que é uma respiração diafragmática com contração abdominal sonora IBUKI que desenvolve energia interior.
Este estilo prima pelo bloqueio, no lugar, para dar mais rapidez ao ataque. Ainda tem como fator principal, quando se é atacado pela flexibilidade se responde com a força e vice-versa. Muitas vezes não dá muito atenção ao bloqueio, quando o ataque não é muito sério, para passar logo ao ataque.
É um sistema muito duro, penoso e verdadeiro. Este é o estilo de Higaonna aperfeiçoado por Miyagi, de posições altas com centro de gravidade alto. Posições características: Sanchin Dachi. Shiko Dachi. Nekoashi Dachi. Zenkutsu Dachi.
É proveniente do Nahate da linha do mestre Kanryo Higaonna.
SHOTOKAN: OKINAWA/TOKIO 1930: GICHIN FUNAKOSHI.
Este estilo, foi fundado pelo Mestre Funakoshi, que teve extensivo treinamento do Shorin-Ryu (ou Shuri-Te) e um resquício do Shorei-Ryu, de onde se deu a fusão para a formação do estilo SHOTOKAN. SHOTO é o pseudônimo que Mestre Funakoshi usava e KAN é casa ou edificação. Mestre Funakoshi juntou as técnicas que dão resultado real e estruturou seu estilo simplificando-o, desta forma, aumentou sua eficácia.
Este estilo, foi fundado pelo Mestre Funakoshi, que teve extensivo treinamento do Shorin-Ryu (ou Shuri-Te) e um resquício do Shorei-Ryu, de onde se deu a fusão para a formação do estilo SHOTOKAN. SHOTO é o pseudônimo que Mestre Funakoshi usava e KAN é casa ou edificação. Mestre Funakoshi juntou as técnicas que dão resultado real e estruturou seu estilo simplificando-o, desta forma, aumentou sua eficácia.
As características do Shotokan são a solidez e estabilidade em suas posições. Centro de gravidade alto. Técnicas de longo alcance. Trabalho de quadris com rotação ampla. De grande potência e trabalha o estilo duro linear do Shurite. Coloca ênfase no Kime e no Hikite nas defesas buscando que os bloqueios se convertam em ataques. É o estilo ideal para longa distância, por ser uma técnica rápida e ao mesmo tempo longa. Posições características: Zenkutsu Dachi normal com as variantes HANMI e GYAKU HANMI, KOKUTSO DACHI e KIBA DACHI.
WADO RYU: TOKIO 1939: HINORI OTSUKA:
É baseado em princípios físicos e fisiológicos, procurando por meio da pesquisa, movimentos mais naturais e menos sincopados. Difere das demais por usar-se o mínimo de esforço, ao contrário de outras escolas, onde o dispêndio de energia é enorme. Otsuka, que veio do Jiu Jitsu e passou por Funakoshi, modernizou os Katas, mas conservou os nomes de origem: Pin-An, Naihanchi, Kuschanku, Seishan, etc.
É baseado em princípios físicos e fisiológicos, procurando por meio da pesquisa, movimentos mais naturais e menos sincopados. Difere das demais por usar-se o mínimo de esforço, ao contrário de outras escolas, onde o dispêndio de energia é enorme. Otsuka, que veio do Jiu Jitsu e passou por Funakoshi, modernizou os Katas, mas conservou os nomes de origem: Pin-An, Naihanchi, Kuschanku, Seishan, etc.
As posições de combate mais altas que permitem movimentos rápidos e técnicas que são oriundas do Shotokan e do Shito Ryu que provêm do Shurite. Apresenta a fusão das técnicas do Karatê e do Jiu-Jitsu, com a predominância de esquivas e nagewaza (projeção) ao invés do bloqueio direto. O trabalho dos quadris se centra em três formas: SHOMEN (Mae-frente). HANMI (diagonal). MA HANMI (perfil). Posições características: Naifanchi Dachi, Neko Ashi Dachi, Seshan Dachi, Zenkutsu Dachi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário