Seguidores

sábado, fevereiro 02, 2008

A DISCIPLINA NO DOJÔ

Desde que você começou no Karatê, deve ter observado que uma das principais exigências a um praticante é o cumprimento da disciplina no Dojô.
Nesse sentido, quando o aluno chega atrasado é orientado a fazer a reverência ao Dojô e aguardar à beira do koto que o sensei o autorize a ingressar no treinamento e, somente então, deverá cumprimentar (fazer reverência) ao seu sensei e aos seus colegas e ingressar na turma. Porém, mesmo sendo mais graduado, deverá nesta ocasião, dar preferência na aula para os alunos que chegaram no horário correto, independente de suas graduações, posto que a paciência e a humildade são virtudes que devem ser desenvolvidas pelos praticantes de Karatê.
Quando o exercício é em duplas, ele deverá dar preferência para os que chegaram no horário, se faltar alguém sem dupla o aluno sem parceiro será sempre ele e caso falte material de trabalho, a preferência será para os alunos que chegaram no horário.
A hierarquia, sendo uma das principais características do Karatê, deve ser respeitada com disciplina, sem rancor, sentimento de inferioridade ou ressentimento.
Devemos lembrar que todo atleta graduado, um dia já foi menos graduado. Isto faz parte dos ensinamentos em busca da humildade, este é o grande segredo que está por trás de toda a disciplina e respeito.
Aquele que não tem humildade e disciplina não vai muito longe e em seguida ficará isolado até mesmo dos seus pares e colegas.
O Espírito deve sempre sobrepor-se à Técnica
A Técnica deve sempre sobrepor-se ao Corpo
Ki>Waza>Tai
A prática do Karatê-Do, é hoje compreendida em todo o mundo, como uma disciplina psicofísica e cultural. Muito mais que uma arte marcial, é uma arte de movimento e respiração, criada com o objetivo de adquirir coragem, cortesia, integridade, humildade e autocontrole, e aqui reside a sua essência, para além de outros fatores de caráter atlético, como aperfeiçoamento físico-mental dos seus praticantes, através de uma prática salutar. Aspectos que vão desde o treino físico do sistema muscular, flexibilidade, sistema respiratório, coordenação motora, equilíbrio, etc. até ao treino mental de aperfeiçoamento da personalidade.

Um comentário:

wellington disse...

Prof Estivales!

Abrangente, objetivo e de vanguarda o conceito que fazes sobre o Karate!
Sempre que for oportuno farei referências e recomendações sobre seu nome e seus escritos!

Respeitosamente, meus parabéns!


Wellington França