Espírito Real é conseguir ver, analisar e agir de modo correto através do seu estado normal e que não fica preso a qualquer coisa.
O espírito falso, ao contrário, é preso a um pensamento isolado.
Se seu espírito real se concentra apenas num lugar, torna-se sólido e se transforma em espírito falso. Deste modo não poderá reagir naturalmente contra diversos tipos de problemas que surgem ao seu redor.
A água e o gelo são semelhantes, mas não são iguais. Com o gêlo não se pode lavar, somente derretendo-o e permitindo-se que a água escoe livremente em todas as direções, torna-se assim utilizável.
Com a mente acontece o mesmo. Não se deixe prender, porque a mente ficando sólida, perde a flexibilidade e não poderá ser utilizada.
Derretendo-a e permitindo que ela escoe por todo o seu corpo, onde quer que seja, fluindo em todo lugar livremente, assim poderá se dizer que é o espírito real. Quando a mente fica presa em uma flor, esquecendo-se do tronco, das raízes e folhas, perde-se a visão do conjunto. O homem, às vezes refletindo sobre seus atos, logo percebe que estava nervoso e descontrolado por assuntos tão banais, porque a sua mente estava presa e sólida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário