Seguidores

quinta-feira, julho 31, 2008

TOMMY MORRIS SENSEI


Tommy Morris é o homem creditado para a criação das regras atuais de WKF. É um homem de muita experiência, e apesar de não ser um praticante de Shotokan, nós sentimos que sua introspecção valiosa no mundo do árbitro seria muito útil.

Sarah Amos: Poderia você por favor falar um pouco sobre como você começou no Karatê?
TOMMY MORRIS: Meu interesse começou primeiramente em 1953, quando tinha 14 anos de idade. O Karatê era desconhecido então, mas eu comecei lendo um livro da biblioteca local sobre jujitsu, o que fez pegar fogo na minha mente. Eu comecei então treinar em um clube pequeno que faz o jujitsu e judo. Em 1957 eu juntei-me à reserva voluntária dos fuzileiros navais, onde eu me qualifiquei como um comando, um pára-quedista e um coordenador do assalto, (as minas, as armadilhas, as demolições etc.) e naturalmente eu continuei meu interesse no combate desarmado. Durante meu serviço, eu participei completamente em algumas demonstrações, tais como os dias da marinha de Rosyth, que estavam abertos ao público. Eu igualmente comecei um clube desarmado do combate no salão no pedágio de Eglinton em Glasgow ao redor de 1959 ou de 1960.
Eu comecei primeiramente ouvir sobre o Karatê em finais de 1959, coisas como “você já ouviu sobre estes indivíduos japoneses que quebram tijolos com suas mãos? Suas mãos assim que endurecem e deformam-se não podem ser furadas por agulhas!” Aquele era o tipo dos desperdícios que os povos falaram sobre o Karatê, mas eu quis encontrar mais.

Sarah Amos: Você pensa que suas experiências no judo e no Jujitsu deu-lhe uma vantagem quando veio a começar praticar o Karatê?
TOMMY MORRIS: Sim, eu acredito que fez, principalmente no equilíbrio de bases e na compreensão do hara. Era igualmente uma grande ajuda no jiyu-kumite porque quase qualquer técnica você poderia usar naqueles dias. Era especialmente útil quando eu fui a Japão em 1967. Surpreendeu-me como pôde parecer não muita karateca japonês era familiar com as técnicas de arremessos naquele tempo.

Sarah Amos: De acordo com sua biografia, você começou a aprender o Karatê dos livros. Que tipo dos livros você leu, e você pensa que o uso de uma leitura previa e longa teve algum efeito em seu treinamento físico?
TOMMY MORRIS: Eu encontrei um livro do Sensei Nishiyama, o “Karatê, a arte das mãos vazias”. Minha esposa comprou para mim como um presente de Natal e aquele livro transformou-se na fundação da minha aprendizagem. Eu aprendi o Karatê desse livro e de outro qual veio num curto período de tempo mais tarde. Um destes era “Karatê ” por H.D. Plee em Paris. Esse mudaria minha vida, embora eu não o soubesse então.

Sarah Amos: Você é creditado como sendo uma das principais pessoas responsáveis pelo desenvolvimento das regras de competição atuais do Karatê WKF. Eu imagino que este foi um trabalho difícil e desafiante. Qual foi a parte a mais dura deste processo?
TOMMY MORRIS: Bem eu posso reivindicar a responsabilidade por isso. Em 1977 quando eu fui apontado para o Conselho de Árbitros da WUKO (como era chamado a WKF então) eu fui feito presidente do comitê da revisão das regras.
David Mitchell fez a maioria da reescrita das regras de competição da WUKO em 1984 juntamente comigo, e muito pouco foi mudado durante os 15 anos seguintes.
Houve muitas novas idéias vindas dos vários povos na federação européia do Karatê sobre mudanças das regras nos anos noventa, mas nada aconteceu.
Eu estava em um quarto de hotel no Kuwait ou em algum lugar em 1996 e assistia a um programa de esportes na TV. Havia varias reportagens interessantes e emocionantes que estavam sendo mostradas, mas nenhuma de Karatê.
Eu comecei perguntar-me porque, e percebi que o Karatê Esporte simplesmente não era um esporte atraente ao espectador; um grande esporte para o participante mas não para o público geral.
Era diferente no princípio em que o Karatê era novo, mas é simplesmente difícil fazer as pessoas se interessar e prestar atenção num esporte que estivesse composto principalmente de dois concorrentes que tentam pontuar desde o começo da luta somente com Gyaku zuki. Se o Karatê quisesse ser aceito como um esporte olímpico, muitas coisas teriam que mudar
Embora eu tentasse, o presidente Jacques Delcourt não estava interessado em nenhuma mudanças; era somente quando eu encontrei Antonio Espinos e se transformou o presidente que as coisas começaram mover. Eu elaborei as primeiras propostas em 1997 e sou aqui um extrato do papel.
“Este original é apresentado como uma base para a discussão, no desenvolvimento futuro da competição do Karatê da EKU e de FMK. Seu alvo é aumentar a apelação do esporte aos meios, e o público, assim como aos concorrentes e os oficiais.
Nós precisamos desenvolver o Karatê como um esporte. A competição precisa de ser espetacular, desafiando, excitando, e compreensível. Nós precisamos mudar as regras para enfatizar os aspectos positivos do esporte e para reduzir a disposição desconcertante de penalidades. Nós precisamos incentivar os concorrentes para usar as técnicas que são mais espetaculares, e recompensá-las. Nós precisamos introduzir o treinamento estruturado dos árbitros, não somente para os novos candidatos, mas igualmente para os mais experientes em como tratar as situações específicas que ocorrem na competição.
O Karatê tornou-se imensamente popular no mundo todo como um esporte, e é considerado já não unicamente como um método da luta aliado ao Budismo Zen. Nós estamos, entretanto, sofrendo as limitações impostas em nós pela tradição, e por nossa incapacidade de separar a “arte marcial” do “esporte”.
Até que nós façamos isso, nós limitamos nossas possibilidades de fazer um progresso significativo tornar o Karatê empolgante para o espectador e um esporte olímpico.”
Infelizmente eu não consegui todas as mudanças que eu queria e o pacote final era mais complicado e menos eficaz do que eu tinha esperado, mas eu acredito que as regras são muito melhor do que antes. Nós estamos vendo que uma variedade muito maior de técnica que está sendo usada e as táticas mudaram muito conseqüentemente. Antes das regras mudarem: um competidor que conseguisse dois ou três pontos e com somente os segundos a seguir já tinha assegurado a sua vitória, mas agora não. A habilidade de marcar três pontos com uma técnica conduziu a muitas reviravoltas na luta.
Eu estava muito feliz que minha proposta em incluir Bunkai nos finais de Kata Equipe foi aceita revitalizando a competição do kata equipe, foi um sucesso de tal modo que a WKF introduziu Bunkai para disputa de terceiro lugar igualmente.

Sarah Amos: Infelizmente, as regras de competição atuais da WKF passaram muitas impressões negativas, começou sendo responsabilizada por alguns "como falta da atitude de Budo" nos competidores de hoje. Como você responderia àqueles que se prendem a esta opinião?
TOMMY MORRIS: Se há impressão negativa então eu penso que seria mais justo dizer “na impressão do Shotokan” porque essa não é a reação na maioria das federações nacionais da WKF.
Porém eu compreendo que as pessoas estão dizendo, e eu tendo a concordar, mas é discutível que o esporte moderno do Karatê e os princípios de Budo são compatíveis em todo caso.

Sarah Amos: O que da regra atual mudou durante estes últimos anos e você sente que teve grande efeito positivo em competições?
TOMMY MORRIS:A competição do Karatê tornou-se uma disputa de Gyaku Zuki e Kizami Tsuki, notou isso ? O público em geral ficou afastado e permaneceu afastado sem interesse em assistir. A solução do problema ocorreu-me enquanto eu prestei atenção a esse programa de esportes. O Karatê tem uma riqueza de técnicas, mas como poderíamos usá-las com o sistema o velho sistema de pontuação? O conceito do ippon era o problema. Desde que a contagem a mais alta para toda a técnica era ippon, não fazia nenhum sentido tentar qualquer coisa mais espetacular do que o tsuki ou gyaku zuki ou mae geri. Todos sabem que marcar um ponto com mawashi geri jodan é muito mais difícil do que marcar com Gyaku zuki ou Mae geri Chudan, assim porque devem as recompensas e pontuação ser as mesmas? Um estivador não recebe o mesmo pagamento que um neuro cirurgião. Três pontos para as técnicas mais difíceis e um ponto para as técnicas mais simples parecem razoáveis para mim. Sim, eu ouvi o argumento em defesa do ippon que “você não pode matar qualquer um mais de uma vez”. Desculpe-me; nós estamos falando sobre um jogo esportivo. Se qualquer KARATKA acredita realmente que o karatê esporte ou o karatê no dojô são o mesmo que o combate real, está tristemente confundido. Eu cacei homens armados que igualmente me caçavam, se você pensa que aquilo é o mesmo que a competição de Karatê faça uma tentativa, vá em frente.

Sarah Amos: Que mudança da regra criou dificuldades, do ponto de vista de um árbitro?
TOMMY MORRIS: Tendo três juízes em vez de um, de dois, ou de quatro. Felizmente não era minha idéia, embora eu tivesse que escrever as regras.

Sarah Amos: Como um árbitro, você tem um Kata de um estilo particular que você prefere prestar atenção?
TOMMY MORRIS: Não, todos são interessantes.

Sarah Amos: Qual é seu favorito Kata a executar?
TOMMY MORRIS: Provavelmente Seienchin.

Sarah Amos: Seu filho é um competidor internacional bem sucedido. Eu imaginaria que sua experiência de treinamento ajudou muito. Que parte você faz como um técnico no treinamento do seu filho?
TOMMY MORRIS: Assim como seus sucessos internacionais Steven aposentou-se como campeão britânico invicto de Kata, ganhou tudo de 1985 até 2000, ano em que sua esposa morreu. Era muito bom nos treinos solitários e geralmente eu não precisei passar muitas horas com ele. Porém eu não sou certo se eu o ajudei muito internacionalmente, porque minha própria atitude de “Budo” era responsável por Steven fazer um kata mais poderoso e mais realístico, visto que outros competidores, como o espanhol, por exemplo, fazia algo mais show e teatral. Havia igualmente muito engano no antigo sistema de notas, quando Steven se aposentou que eu pude o mudar para o sistema da eliminação com bandeiras.

Sarah Amos: Como um árbitro bem sucedido, qual o melhor competidor que você já viu e por quê?
TOMMY MORRIS: Eu qualifiquei-me como um árbitro internacional em 1970. Eu vi milhares de competidores muito bons e seria injusto escolher para somente um deles. Como começar? Terry O'Neill, Ticky Donovan, Hamish Adam, Vic Charles, Jeff Thomson, Frank Brennan; a lista encheria essa entrevista inteira, apenas com os bons competidores britânicos.

Sarah Amos: Você era um competidor nos anos 'de 65 'a 70. As competições mudaram muito hoje. Como você pensa que a competição moderna é diferente agora? Como você pensa que concorrentes tais como o senhor mesmo, Frank Brennan, Billy Higgins e semelhantes iriam atuar sob as novas regras de competição?
TOMMY MORRIS: O Karatê atual não é o mesmo como era então. As regras, as táticas, e as atitudes são completamente diferentes. Eu penso que os competidores são hoje mais preparados, mas os competidores de antigamente eram em linhas gerais muito mais resistentes. As crianças dos anos 40 e 50 cresceram em uma Grã Bretanha austera durante e após a segunda guerra mundial. Tudo foi racionado e o alimento era escasso. As pessoas eram mais ativas em seu dia-a-dia, andavam a pé em toda parte, jogos e brincadeiras eram praticados por crianças nas ruas, não havia nenhum computador e os jogos de computador e as atitudes das pessoas eram diferentes. Brincávamos instruídos a ser donos das ruas, assim que quando o Karatê veio, as pessoas abraçaram arte. O que nós fizemos nos dojos e nas primeiras competições então, não seria tolerado nunca hoje.
A primeira competição que eu lutei foram os primeiros campeonatos britânicos em setembro de 1965 no palácio de cristal.
Os eventos que estavam sendo disputados eram o campeonato de equipe por clubes, categoria individual Junior e Sênior. Não havia nenhum evento de senhoras ou categoria por peso ou shiai kata. Nós socamos e chutamos de qualquer jeito à nossa maneira, ignorando totalmente como eram as regras e como éramos julgados.
Nós só sabíamos que tínhamos que bater, simplesmente devia bater antes que o outro nos batesse.
No primeiro confronto da equipe, eu soquei chutei e atirei meu oponente fora da área de luta (fiz somente essa técnica a luta inteira) e ganhei por decisão.
Para marcar o ippon era raro, e para fazê-lo só usava chudan tsuki ou gyaku, você enfrentava um oponente que tinha o dobro do seu tamanho e peso. Ninguém usava proteção (luvas etc...) e havia muitos ferimentos. Apenas não seria aceitável hoje. Uma estadia diferente, um mundo diferente.

Sarah Amos: Quanta ênfase você coloca no BUNKAI em suas aulas?
TOMMY MORRIS: Eu desenvolvo como uma ferramenta para ensinar o kata, particularmente ao ensinar o kata de Shitoryu aos estilistas de Shotokan. Ensinando o Bunkai como uma forma de Yakosuku kumite ( luta combinada) , as pessoas podem melhor compreender os movimentos e ajuda a manter seu interesse em aprender o kata.

Sarah Amos: Que conselho você daria a qualquer karateca que desejar se transformar num árbitro?
TOMMY MORRIS: A primeira coisa a compreender é que não é fácil ser um árbitro, assim como não é fácil se transformar em um competidor bem sucedido. Muito trabalho duro e muito tempo praticando em ambos, e devemos começar jovens. Comece no dojo, a seguir participe dos cursos da federação e aproveite cada oportunidade para adquirir experiência.
O árbitro do kumite tem uma tarefas difícil, que eu não penso que não seja apreciado inteiramente por aqueles que nunca a tentaram, os lutadores são um exemplo principal.
Antes de tudo o árbitro deve saber a teoria e interpretar as regras. Deve prestar atenção a cada movimento de dois competidores muito rápidos, que podem ambos atacar ao mesmo tempo, em dois sentidos e em dois níveis diferentes. Deve ver se os lutadores estão dentro da área de luta, mesmo uma pequena parte externa do pé pode mudar a decisão; deve avaliar o mérito técnico das técnicas, (se estão na área de alvo, se têm Boa forma, suficiente força, distância correta e assim por diante). Deve igualmente prestar atenção para os sinais dos juízes e estar pronto para fazer sua decisão imediatamente sobre o que viu. Não existe para ele o benefício do vídeo tape, câmera lenta e replay no conforto do repouso do sofá. Não, o árbitro tem que fazer sua decisão enquanto a técnica de pontuação é executada e antes que a técnica seguinte seja feita.
Tem que tem que trabalhar o dia inteiro, freqüentemente mais de dezesseis horas, freqüentemente sem refrescamento ou comida adequada por períodos de descanso, geralmente sem recompensa financeira, e sob circunstâncias de um esforço considerável.
É pedido para fazer centenas de julgamentos em milésimos de segundos e é esperado dele, nunca cometer um erro!
Porém as recompensas são grandes, a satisfação em fazer um bom trabalho e em fazê-lo bem durante uma final de equipe nos campeonato europeu ou do mundial é algo nunca a ser esquecido.

Sarah Amos: Nós apenas gostaríamos de dizer que lhe agradecemos muito, sendo tão disposto a dar-nos uma entrevista. Nós compreendemos que você é muito ocupado, e nós somos muito gratos por sua gentileza. Obrigados outra vez.

Retirado do Orkut. Uma contribuição de Josias Rodrigues - Sensei
FONTE: http://www.theshotokanway.com/tommymorrisinterview.html

Nenhum comentário: