Seguidores

sexta-feira, abril 02, 2010

O QUE É PRECISO PARA SER KARATE-KA?

Em primeiro lugar, é preciso ter vontade, ter talento e gostar de treinar. É preciso buscar o total domínio das técnicas e dos conhecimentos específicos; é preciso gostar de lutas; ter curiosidade pela cultura japonesa e ser criativo, estes são alguns dos atributos. O problema é que muitas das pessoas que reúnem esses atributos não estudam, nem exploram esse potencial e ficam na superficialidade ou na mediocridade.

A maioria só se interessa pelo esporte e poucos pelo lado marcial e cultural do Karatê. O interesse no Karatê pode lhes ter surgido de um impulso momentâneo e, então formulam um propósito, mas na maioria das vezes ainda é como um devaneio, um sonho pouco sólido, pois muitos sequer imaginam o que os aguarda.

“O Karatê é um treino para o sucesso pessoal na vida.”

Alguns não se adaptam às exigências do Karatê para obterem sucesso, as quais se devem na maioria a vontade disciplinada. Tem que saber aceitar a crítica e crescer em cima dela, aspecto com o qual muitos não lidam muito bem. Somente aqueles que a aceitam, são que persistem, resistem, lutam e se sacrificam.

“O Karatê é uma ferramenta para o sucesso.”

A vontade, que é fraca na maioria dessas pessoas, é o fator mais importante na arte do Karatê do que em qualquer outro esporte, o qual exige muita prática e dedicação e é para toda a vida, ao contrário de alguns esportes.

Poucos são os iniciantes no Karatê que já possuem características psíquicas que impressionam: são poucos que realizam as suas atividades com grande concentração e estão sempre motivados a exercitar o corpo.

“A determinação é o primeiro ato da ação.”

É preciso programar as ações a serem tomadas, relacionar os passos a seguir e se empenhar em cumpri-los, um por um, com rigor e firmeza, com energia e coragem.

A persistência é que nos leva à realização de nossos desejos, é a vontade facultativa que nos dá forças para resistir e persistir na luta até a vitória final.

Nos treinamentos, que fazem parte do Karatê, freqüentemente vem aquela indisposição sorrateira e deixamos para depois e a vontade "sucumbe". O que nos falta neste caso? Força? Persistência? Interesse? Meta, propósito e objetivo!

O conteúdo do karate-ka se relaciona com o grau de interesse e a permanência dentro do Karatê, ou seja, diz respeito ao afinco, à firmeza e à duração da persistência.

São poucos dispostos a treinar intensamente e com satisfação em superar cada desafio com persistência e a resistir às possíveis tensões da prática da luta. Poucos sentem prazer quando são testados diante das diversas exigências técnicas.

"O homem, como qualquer outro animal, é por natureza indolente. Se nada o estimula, mal se dedica a pensar e se comporta guiado apenas pelo hábito, como um autômato." [Albert Einstein]

Pessoas que procedem automaticamente e sem disciplina estão sempre desistindo das coisas e deixando algo inacabado, mas disciplina é uma coisa que pode ser treinada.

Uma característica das pessoas que tem ambição e planos a realizar, é decidir com inteligência, propondo-se a cumprir sua missão do modo mais construtivo e prático possível, com plena consciência das grandes possibilidades da vida.

No Karatê é necessário se propor à realização de determinados objetivos, treinos intermediários para se conseguir resultados específicos. Firmar-se na decisão de melhorar-se e superar-se. Sentir prazer em subir aos planos mais espirituais, intelectuais e humanos da arte marcial. Exigir sempre mais de sua capacidade, aptidões e atividades, cumprindo suas obrigações com o máximo de entusiasmo.

Observe que tudo o que desejamos se encontra no futuro ou oferece dificuldades para ser alcançado, mas é por meio da nossa vontade persistente, que podemos atingir o que ambicionamos. É a vontade que nos impulsiona para atingir nossas metas. O problema é que muitos não aceitam que para alcançar os objetivos é necessário também esforço, criar ou realizar os meios adequados e abdicar de outras coisas. Tem-se que estar disposto a isso, porque tais meios exigem perseverança, tempo, treino e esforço para serem conseguidos e isso desestimula quem tem uma vontade fraca.

"As tarefas diárias jamais impediram alguém de seguir seus sonhos. É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante. O esforço é saudável e indispensável, mas sem os resultados não significa nada." [Paulo Coelho]

A vontade se mantém ativa, enquanto se persiste no objetivo traçado. Quando o objetivo é esquecido, a decisão se enfraquece e gradativamente se paralisa até perder toda a eficiência. É necessário definir exatamente, cuidadosamente, o objeto de sua ambição. Depois, certificar-se de que está firmemente disposto a lutar para conseguí-lo.

Não são todos que possuem a vontade necessária para realizar seus desejos. Geralmente não é fácil obter o que desejamos, pois isto nos obriga a praticar e descobrir o meio adequado capaz de nos permitir levar a efeito o que temos em vista.

Praticar exige mais do que paciência e força de vontade. Praticar requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.

“O segredo é a persistência.”

Poucos não desistem e vão em frente com inabalável decisão em transpor os obstáculos e as dificuldades.

Sabemos que as deficiências do processo de formação esportiva em nosso país ainda é um dos aspectos que se colocam como maiores obstáculos e dificuldades na consolidação de nossos atletas no mundo esportivo, por isto para vencer no Karatê é necessário ser superior as dificuldades e obstáculos físicos. É preciso ser inteligente e planejar como chegar lá, ter vontade para chegar e persistência para se manter no rumo planejado. Isto tudo, na grande maioria das vezes, só depende de você.

Talento, na verdade é a vontade e o interesse que você deve ter para manifestar toda sua energia numa direção. As conquistas que poderão advir são resultado de muita luta e dedicação.

“Colocar o seu talento no rumo certo para triunfar, é o segredo.”

Quando nos esforçamos com sinceridade no Karatê, pode ter certeza que seremos recompensados. Não somente nos treinamentos do Dojo, mas também no dia-a-dia. Porque se você injetar uma dose de ânimo e sacrifício verá que sua dedicação o conduzirá à elevação.

“A ‘vontade’ é a chave de nossas conquistas em todas as áreas.”

Cada um de nós já teve provas de que quando nos dispomos firmemente a conseguir algum propósito, o alcançamos. Isso nos tem sido ensinado na escola, em casa, no cargo, no trabalho, etc.

Para isso devemos nos perguntar em primeiro lugar se estamos realmente dispostos e suficientemente interessados no Karatê. Está em dúvida? É natural, a vida é boa, as diversões nos agradam muito, o comodismo tem aversão ao esforço de se melhorar intimamente.

A nossa meta, no entanto, é de longo alcance; para atingirmos o nosso objetivo no Karatê será necessário automatizar o nosso comportamento dentro dos padrões exigidos, isto é, reagirmos adequadamente sempre, em quaisquer condições e situações, sem exageros desmedidos. É uma empreitada paciente e contínua, requer esforços e tempo.

“A perseverança e a determinação são essenciais na busca por uma meta.”

Um vencedor sempre apresenta cara e atitude de vencedor. Todos que são aprovados em um concurso, que conseguem emagrecer, superar um vício, conquistar a pessoa dos seus sonhos, têm em comum o forte desejo de sucesso que move seus passos. É a motivação que usam para superar os obstáculos até atingirem seus objetivos. Mas querer demasiadamente algo não significa apenas pensar ou dizer: é preciso correr atrás e não desistir facilmente.

O praticante de Karatê disciplinado desenvolve um hábito de treinar, mas não consegue isso da noite para o dia. É preciso abdicar de muito lazer em prol do objetivo, o que implica deixar de olhar TV ou estar com os amigos quando aquele horário tiver sido reservado à prática do Karatê.

A excelência no Karatê surge do empenho, da forma certa de encarar o desafio de se tornar cada vez melhor. Os benefícios são graduais e permanentes: a assimilação das técnicas diminui a sensação de desconforto e a disciplina adquirida, muitas vezes, expande-se para outros aspectos da vida cotidiana da pessoa.

O karateca, o executivo, o artista ou mesmo o trabalhador comum apenas serão bons no ofício que desempenham caso realizem este ofício com muita dedicação. Um bom emprego não cai do céu, tampouco o sucesso. É necessário estar-se preparado. Todas as pessoas têm um enorme potencial, porém, poucas desenvolvem este potencial em sua plenitude, enquanto outras se contentam com quase nada, por não terem a paciência necessária para conseguir algo melhor.

Alguém que possua os objetivos e prioridades definidos no Karatê saberá administrar o tempo e recursos despendidos na consecução de suas atividades.

“Ter tempo é uma questão de preferência.”

Quem procura sempre o caminho mais fácil é porque apenas deseja o objetivo, embora não tenha real vontade de conquistá-lo. A disciplina permite que se alcem vôos cada vez maiores, à medida que se enxerga além dos benefícios imediatos.

Aquele que consegue controlar seus impulsos e mesmo tendo dificuldades não desiste do Karatê acaba sempre colhendo frutos maiores e mais duradouros do que aquele que se contenta com o caminho mais cômodo. A pessoa determinada sabe bem o que quer e age de acordo.

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” [Buda]

Para vencer a preguiça de ir à luta em busca de metas ambiciosas no Karatê, o mais importante é acreditar desde o começo que você é capaz de realizá-lo.

É necessário que se saiba que quanto maior for a meta maiores serão as dificuldades, logo maior deve ser o empenho. Mas isso tudo varia conforme o tanto que você deseja de resultados no Karatê, pois o êxito dependerá única e exclusivamente de você.

Convença-se do quanto o Karatê é necessário e importante na sua vida, as dificuldades não devem diminuir o seu ímpeto. Convença-se do quanto deseja esse objetivo e inicie o mais cedo possível o caminho para atingi-lo. É possível você atingir uma elevada graduação no Karatê, basta persistir e nunca desistir.

Se você quer realmente conquistar a faixa preta, é altamente provável que consiga, desde que não se esqueça, em nenhuma hipótese, de que a viabilidade do sucesso estará sempre condicionada à uma férrea disposição de se pagar o preço justo de cada uma das etapas precedentes, necessárias para alicerçar a realização de qualquer sonho, seja ele no âmbito do Karatê ou não.

Portanto é recomendável que ao se dedicar à tarefa de realizar o seu sonho, procure saber se realmente está buscando realizar um sonho, ou se apenas está se iludindo com algumas figuras de sonhos de infância.

Os indivíduos que não têm um sonho a realizar, não buscam uma realização previamente definida e esperada, acabam se transformando em seres apáticos, sem esperança, enfim se tornam andantes trôpegos, uma tropa sem rumo, miseráveis que vegetam, ou um punhado de nada. Tentam se justificar sob o argumento de que tudo depende da sorte ou que não nasceram com o físico ou dons adequados e que nada poderá mudar a sina que lhes foi definida. Então, por isso, se deixam levar pela correnteza da vida e ficam a esperar que o tempo os consuma definitivamente.

Quem tem um sonho e o persegue tenazmente, por mais absurdo e difícil que possa parecer, e ainda que sofra sucessivas derrotas, carrega na alma a paz do dever cumprido e espelha nos olhos o entusiasmo de um vencedor.

Admiro o karate-ka que treina com disciplina, faça chuva, faça sol, faça frio ou faça calor. Esses são verdadeiros heróis.

“A vida sem um sonho nem é vida, é apenas uma existência.”

Pena que não são todos que estão dispostos a sentir a dor necessária para vencer...

Autor:  Cesar Augusto Estivales




































































































5 comentários:

Denis Andretta disse...

Olá, Estivales Sensei!

Excelente artigo...

Parabéns!!!

Um abraço,
Denis Andretta.

Unknown disse...

Olá Sensei,
Parabéns pela qualidade do artigo.
OSS

Unknown disse...

Como eu já te disse: algumas pessoas nascem para iluminar caminhos! Os Deuses de tempo em tempo nos presenteiam com essas raridades! É um privilégio tê-lo em nossas vidas. Obrigado mais uma vez.

delio disse...

Nos dias de hoje uma análise sobre os benefícios do karate como esta sensei Estivales, confirmam a real missão desta Arte; "Esforçar-se para a formação do carater". Entender que o esporte é só a ponta do iceberg, nos dias de hoje, acaba por se constituir em um "talento" adquirido. "Quem puder compreender que compreenda" já dizia o mestre e senhor Jesus.

ROMIM DIOGO disse...

olá sensei estivales!
parabéns pelo bog. meu sensei, o henshi délio dos santos me disse que o senhor é "pedreira", e um ótimo karateca.
eu como seu amigo virtual, te acho uma ótima pessoa.
oss!