Seguidores

sexta-feira, janeiro 18, 2008

AUTO-ENGANO

O mais importante é “o quê” ou “a quem” estamos seguindo no Karatê. Qual é a nossa “Escola”?
Muita gente confunde “Escola de Karatê” com “Entidade Administrativa de Karatê”, que são as Federações ou Confederações.
Dirigentes de Federações são mais políticos do que atletas, alguns estão mais ligados em quantidade do que em qualidade.
Os Sensei são os representantes das Escolas de Karatê, que devem primar pela qualidade.
Dentro de uma Federação, que é uma entidade administrativa do Karatê, o atleta pode estar vinculado a qualquer “Escola“ de Karatê (basta pagar as taxas) e praticar o Karatê que essa Escola ensina através do seu professor.
Se atualmente estou vinculado a uma Federação, é porque acho (apenas pessoalmente), que as coisas são melhores em alguns aspectos nesta, mas todas (sem exceção) têm suas falhas e seus defeitos, afinal são dirigidas por seres humanos e nem todos seres humanos pensam da mesma forma.
Além do mais, todo mundo que é ligado a alguma coisa é porque espera ter alguma vantagem nisso, seja ela de qual natureza for.
Por outro lado, quem faz o Karatê ser forte somos nós e o treinamento que recebemos e não federação alguma, desde que sigamos o nosso coração e tendo por objetivo sempre melhorar na direção que optamos.
Portanto, só se engana quem quer, seja ganhando medalhinhas de lata sem se machucar com um karatezinho de brinquedo ou nocauteando seus companheiros para provar que seu Karatê é mais forte, quando na verdade ainda é uma pessoa cheia de defeitos.
Nosso karatê deve ser para nós mesmos e não para mostrar para os outros; afinal do que adianta ter centenas de medalhas de lata tendo um karatê que não dá resultado em situações reais ou se enganar usando um karate-gi de lona grossa para fazer barulho tentando fazer com que acreditem que tenho um grande Kime, o que isso prova? Auto-engano!


Autor: Cesar Estivales

Nenhum comentário: