I - PRÉ-REQUISITOS:
1 – Ter 13 anos completos;
2 – Ter 12 (doze) meses ou mais de treinamento, na faixa Roxa;
3 – Ter completado 120 (cento e vinte) horas, ou mais de treinamento, na faixa Roxa.
II – TEORIA:
A prova teórica contém 20 questões.
Notas mínimas para habilitação ao Exame Prático:
Dos 13 aos 15anos = nota mínima 6 (teste escrito);
Dos 16 anos em diante = nota mínima 7 (teste escrito).
Cada questão vale 0,5 pontos (meio ponto).
Observações:
Média abaixo da média exigida, desabilita ao exame prático.
Marque a resposta correta com “X”.
Você terá uma hora para realizar sua prova
MATÉRIA DE ESTUDO PARA O TESTE TEÓRICO:
1 - KATA:
- Os katas da serie TEKKI (Cavaleiro de Ferro) são três (Tekki Shodan, Nidan e Sandan). São executados na postura Kiba Dachi, que por sua forma é também denominada a postura do cavaleiro. Seus objetivos são iguais a serie dos Heians, ou seja, o aperfeiçoamento das bases e a adoção de uma postura firme. Os deslocamentos são sempre para as laterais, nunca para frente e nem para trás.
- O TEKKI SHODAN é um kata desenvolvido para fortalecimento de base. Aprimora a capacidade de gerar força em golpes que deve possuir o Karateka na base Kiba Dachi. e no espírito (concentração). Distingue-se também, por vivos giros de cabeça que caracteriza o CHAKUGAN que é o correto foco da atenção.
- A posição é a de quem monta a cavalo, e é importante que seja forte e estável. A atitude da pessoa também deve ser de determinação. Para essas técnicas especiais de chutes, como o chute "onda que retorna" (Nami Ashi), os quadris precisam estar bem posicionados.
- O Tekki Shodan possui 29 Kyodos e os kiai são emitidos nas técnicas de Morote Zuki dos movimentos 15 e 29. Também possui as técnicas de:Fumikomi, Haishu Uke, Gedan Barai, Kagi Zuki,Uchi Uke, Jodan Nagashi Uke, Jodan Ura Zuki Nami Ashi, Sokumen UkeMorote Zuki e Sokumen Empi. Tempo necessário: cerca de 50 segundos.
2 - ESTILOS:
Os estilos de Karatê reconhecidos pela Federação Mundial de Karatê são o Shotokan, Wadokai, Gojuryu e Shitoryu.
SHOTOKAN: 1930: GICHIN FUNAKOSHI. Caracteriza-se por: Longa distância. Bases fortes, predominância de movimentos de mão. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa que dão fluidez ao deslocamento, solidez e estabilidade em suas posições. Centro de gravidade alto. Técnicas de longo alcance. Trabalho de quadris com rotação ampla. De grande potência e trabalha o estilo duro linear do Shurite. Coloca ênfase no Kime e no Hikite nas defesas buscando que os bloqueios se convertam em ataques. Posições características: Zenkutsu Dachi normal com as variantes HANMI e GYAKU HANMI, KOKUTSO DACHI e KIBA DACHI.
SHITO RYU: OSAKA 1928: KENWA MABUNI. De SHURI, o trabalho rápido e de NAHA o forte. De posições naturais, nem muito baixas nem muito altas. As defesas usam posições mais baixas que os ataques.
Os movimentos são velozes e fluídos com técnicas de alcance curto e rápido. Enfatiza a esquiva sobre o bloqueio. Encadeia técnicas e muitos golpes em pouco tempo. Posições características: Neko Ashi Dachi. Zenkutsu Dachi. Shiko Dachi. Kokutsu Dachi antigo. Moto Dachi, Han Zenkutsu.
GOJU RYU: KYOTO 1929: CHOJUN MIYAGI. Conjunção da Força (GO) e da suavidade (JU). Tem ritmos de contração e descontração bem marcados. Respiração diafragmática com contração abdominal sonora IBUKI. Desenvolve energia interior. De posições altas com centro de gravidade alto. Posições características: Sanchin Dachi. Shiko Dachi. Nekoashi Dachi. Zenkutsu Dachi. É proveniente do Nahate da linha do mestre Kanryo Higa-onna.
WADO RYU: TOKIO 1939: HINORI OTSUKA:
Posições e técnicas que oriundas do Shotokan e do Shito Ryu que provêm do Shurite. Posições altas e naturais que permitem movimentos rápidos. Mistura os movimentos básicos do Ju Jitsu com as técnicas de esquiva. O trabalho dos quadris se centra em três formas: SHOMEN (Mae-frente). HANMI (diagonal). MA HANMI (perfil). Posições características: Naifanchi Dachi, Neko Ashi Dachi, Seshan Dachi, Zenkutsu Dachi.
4 - INICIAL/FINAL DE TREINAMENTO:
- Durante o cerimonial do treinamento, depois do Sensei ajoelhar-se e sentar-se sobre os calcanhares, o Senpai dá o comando de “Senzai” (sentar-se) e também “Mokuso” (Fechar os olhos), depois de uma curta meditação, o Senpai também dá a voz de “Mokuso Yame” e “Shomen-ni Rei” (Saudação à bandeira e a filosofia do Karatê), “Sensei Ni Rei” (Saudação ao Sensei) e “Otogai Ni Rei” (Saudação aos alunos). Depois do Sensei levantar-se, o Senpai da o comando de “Tate” (levantar-se) e então os alunos levantam-se em ordem hierárquica.
5 - CONHECIMENTOS GERAIS:
- As técnicas em que são utilizadas as duas mãos simultaneamente são o Manji Uke, o Heiko Zuki, Juji Uke, Morote Zuki/Uke, etc.
- Mestre Funakoshi disse “Karatê Ni Sente Nashi”, isto é: “No karatê não existe atitude ofensiva”.
- O espaço real de combate existente entre os dois adversários, que se mantém constante mesmo que os adversários se movimentem é denominado "MAAI".
- Praticamente "ZANSHIN" ("deixar a alma") é a atitude de atenção mesmo após o golpe de vitória, mantendo-se de prontidão e atento para o próximo contragolpe.
- O SEN-NO-SEM consiste na habilidade de antecipar a intenção do adversário com rapidez, descobrir alguma brecha e golpear imediatamente. - KIME: KI, quer dizer “energia” e ME, pode ser traduzido por “juntar ou reunir”.A essência das técnicas do Karatê é o kime, que é um ataque explosivo ao alvo usando a técnica apropriada, com o máximo de força no menor tempo possível.
- O estudo da etiqueta dentro do Bugei, que é um meio "militar", exige disciplina, respeito e caráter, caracteriza o Reigi to Saho. 6 - O DOJÔ:
- O Dojô divide-se em quatro partes, tendo cada uma, um significado e sentidos diferentes, a saber:
- O Kamiza, que é o lugar do Mestre (Sensei), que também é assinalado pelos símbolos do “Budô” (Katana, armas artesanais, etc ) ou por uma espécie de altar, o “Tokonoma”.
O Shimosa, que é o lugar do aluno (Gakusei): Onde os karatecas são dispostos em linha.
- O Shimoseki, é o lugar do aluno de honra (Senpai): É o local conquistado por merecimento e abnegação.
- O Joseki, é o lugar de honra: Destinado aos convidados que assistem a um treino, em ocasiões especiais.
7 - OS TÍTULOS DE CARREIRA NO KARATÊ:
Os títulos de carreira “acadêmica” no Karatê-Do, na ordem crescente, são:
1 – Kohai – Júnior: É o aluno mais novo de um Dojô;
2 – Gakusei – Aluno ou Estudante: Isto é o praticante de um Dojô;
3 – Senpai – Aluno mais antigo de um Dojô;
4 – Sensei – Instrutor
5 – Renshi – Bacharel;
6 – Kyoshi – Mestre.
7 – Hanshi – Doutor;
8 – Meijin – Grande Mestre.
8 - KATAS:
- Os Katas do estilo podem ser classificados em Katas Básicos, avançados e superiores.
- Os kata do estilo Shotokan são:
Bassai-Daí, Bassai-Sho, Kanku-Dai, Kanku-Sho, Tekki–Shodan, Tekki–Nidan, Tekki–Sandan, Hangetsu, Jitte, Enpi, Gankaku, Jion, Sochin, Nijushiho, Goju Shiho-Dai, Goju Shiho-Sho, Chinte, Unsu, Meikyo, Wankan, Jiin.
- Referente aos giros de quadril, Jun Kaiten significa que o giro do quadril e a direção da técnica são as mesmas e Gyaku Kaiten, que a direção do giro do quadril e a direção da técnica são contrárias.
- Algumas bases usadas nos katas, são: Sochin – Hangetsu - Nekoashi Dachi - Kosa Dachi -Tsuruashi Dachi - Sanchin Dachi;
III – PRÁTICA:
KIHON, sob o comando de Hajime (Série de 3 movimentos avançando e 3 retornando, executando Nihon Zuki após a última repetição).
1 - TE-WAZA:
a) Oi Zuki, avançando em Zenkutsu Dachi;
b) Gyaku Zuki, avançando e recuando em Zenkutsu Dachi;
c) Kizami Zuki, avançando e recuando em Zenkutsu Dachi;
d) Jodan Uraken Uchi , avançando em Kiba Dachi e recuando em Zenkutsu Dachi.
e) Tate Empi Uchi, avançando em Zenkutsu Dachi e Ushiro Empi Uchi recuando em Kokutsu Dachi;
f) Sanbon Zuki, avançando e recuando em Zenkutsu Dachi;
g) Gyaku Haito Uchi, avançando e recuando em Zenkutsu Dachi.
h) Shuto Uchi, avançando e recuando em Zenkutsu Dachi.
2 - UKE-WAZA:
a) Gedan Barai, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kiba Dachi.
b) Age Uke, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kokutsu Dachi;
c) Shuto Uke, avançando e recuando em Kokutsu Dachi;
d) Uchi Uke, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kokutsu Dachi;
e) Soto Uke, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kiba Dachi;
f) Chudan Morote Uke, avançando em Kokutsu Dachi e recuando em Zenkutsu Dachi;
g) Teisho Uke, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kiba Dachi;
h) Otoshi Uke, avançando e recuando em Kiba Dachi.
3 - GERI-WAZA: (seguido de Gyaku Zuki, após a última repetição).
a) Mae Geri, avançando em Zenkutsu Dachi;
b) Mawashi Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kokutsu Dachi;
c) Yoko Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi;
d) Ashi Barai, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi;
e) Mikazuki Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi;
f) Ushiro Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi;
g) Uchi Geri, avançando e retornando em Zenkutsu Dachi.h) Ura Mawashi Geri, avançando e retornando em Zenkutsu Dachi.
IV – RENZOKU WAZA, sob o comando de Hajime executa uma sequência (repete a sequência 3 vezes avançando e 3 retornando):
1ª Sequência:
a)Gyaku Zuki, em Zenkutsu Dachi:
b)Mae Geri, com a perna atrasada;
c)Oi Zuki, em Zenkutsu Dachi;
d)Gyaku Zuki, em Zenkutsu Dachi;
2ª Sequência: a)Gedan Barai+Gyaku Zuki;
b)Uchi Uke+Gyaku Zuki;
c)Soto Uke+Gyaku Zuki;
d)Age Uke+Gyaku Zuki (Tudo em Zenkutsu Dachi)e;
e)Shuto Uke, em Kokutsu Dachi + Gyaku Zuki, em Zenkutsu Dachi.
3ª Sequência: a)Mae Geri e Mawashi Geri, com a mesma perna;
b)Yoko Geri e Ura Mawashi Geri, com a mesma perna.
V – KATA:
1 - Heian Godan: De forma livre e sem comando;
2 - Tekki Shodan: Sem comando ou contagem;
3 - Bunkai do Tekki Shodan: Saber explicar e demonstrar os movimentos contidos no Tekki Shodan.
VI – KUMITE:
1 - Jyu Kumite: Luta de dois minutos, sem interrupção.(Serão exigidas quantas lutas forem necessárias)
(Fim)
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