Seguidores

sexta-feira, junho 27, 2008

Quem é aperfeiçoado não aparenta pressa.

Pressa com prática e experiência produzem eficazmente o trabalho, sem demonstrar pressa. Não se deve definir o certo e o errado somente pela velocidade.
Quando tudo está dentro do ritmo, nos aparenta normal, mas se algo estiver fora do ritmo, não parece rápido ou devagar, parece anormal.
Na grande maioria, principalmente no Budô, a pessoa aperfeiçoada não aparenta rapidez, pressa ou velocidade. Um dançarino que executa seus movimentos em ritmo certo, com perfeição é agradável, mas aquele que não tem experiência, quando tenta ajustar-se, atrasa ou adianta, saindo fora do ritmo. A pessoa aperfeiçoada parece tranqüila e realiza com perfeição qualquer trabalho, sem parecer apressado.
Numa luta cujas circunstâncias são desfavoráveis, como no pântano úmido e escorregadio, não se consegue e não deve-se realizar movimentos rápidos. Se tentarmos movimentar uma espada rapidamente como se fosse um leque, não conseguiremos cortar nada.
Portanto, para cada situação existe um ritmo ideal, dependendo das situações apresentadas. Inclusive na luta, não precipitar-se principalmente se o adversário estiver com movimentação rápida e perturbadora, tentando quebrar o seu ritmo de luta. Nesta situação, controle-se, ficando mais calmo ou então execute movimentação maior do que a do adversário, evitando entrar no jogo ou ritmo do oponente.
Um nadador principiante trabalha muito com os braços e pernas, batendo-os fortemente contra a água, sem render e produzir eficazmente.
Antes de sentir-se ocupado, é necessário refletir e ver se a tarefa está rendendo ou não.

Yasuyuki Sasaki

Nenhum comentário: