Seguidores

quarta-feira, julho 02, 2008

Karate para crianças


Muitas crianças praticam artes marciais orientais desde muito pequenas.
O Karatê proporciona a todos os praticantes, principalmente para as crianças, aumento dos níveis de concentração, melhora da coordenação motora, correção dos maus hábitos posturais, ensina a respiração correta, aumenta a flexibilidade corporal melhora o tônus muscular.
De maneira geral, as crianças que praticam a técnica marcial tendem a ter um bom rendimento escolar e, aprendem a trabalhar em grupo.
Para motivar as crianças a praticarem o Karatê, devemos incluir nos treinamentos atividades lúdicas e recreativas, pois através da ludicidade a atividade torna-se mais prazerosa para os pequenos aprendizes, conquistando assim maiores índices de permanência na prática do Karatê-Do. Além disso, devemos ter o cuidado de não exceder a capacidade física individual, cuidando para que os exercícios sejam leves e bem dosados.
O Karatê, da mesma forma que outras artes marciais, fortalece toda a estrutura ósteo/muscular do jovem, proporcionando também, a aquisição de bons hábitos, como por exemplo a disciplina e o respeito. O Karatê é uma excelente atividade para as crianças mais agressivas, pois a prática ajuda a canalizar toda a agressividade para o lado bom, ou seja, direciona para a conquista de novas técnicas, novos Kata (seqüências pré-determinadas) etc. A busca pela superação dos próprios limites, também é proporcionado pela prática constante da arte-marcial.
O esforço para alcançar certos objetivos, desde aprender uma determinada técnica até a obtenção de maior graduação, permite à criança ter consciência das suas capacidades e vivenciar vitórias importantes, proporcionando a melhora da auto-estima.
Devemos salientar que, a filosofia do Karatê não permite que as crianças utilizem as técnicas de combates em outras crianças.
De forma geral, o Karatê fomenta a formação de cidadãos saudáveis em todos os aspectos: físico, social e moral.



O Prof. Altemar Sabino da Silva-Faixa Preta 4º Dan FGK/CBK/WKF – Licenciado em Ed. Física UFRGS.

Nenhum comentário: