Seguidores
terça-feira, agosto 12, 2008
ALGUNS ASPECTOS DO KARATÊ COMO ESPORTE DE COMPETIÇÃO
O Karatê empregado nas competições esportivas torna-se um jogo de reflexos que exige sincronismo, velocidade, técnicas, estratégia, muita dedicação nos treinos, espírito esportivo e um controle soberbo.
Durante a competição, tudo se funde e embora sejam executados golpes fortemente desferidos, estes devem ser, segundo as regras, nas regiões de contato perigoso, justos, e controlados, o que toma as competições muito emocionantes.
As competições de Karatê foram criadas no sentido de uma "obra de lapidação", mas estas não são o objetivo final no desenvolvimento do karateca.
Foi graças às competições, que o Karatê espalhou-se rapidamente por todo o mundo, não somente como mais um esporte (Karatê não e somente esporte), mas também como uma forma de melhorar a saúde, desta forma popularizou-se também como uma modalidade de exercícios para que homens, e as mulheres de todas as idades mantenham a forma e a saúde através da "nobre arte das mãos vazias", hoje em vias de se tornar esporte olímpico. O número crescente de procura do Karatê foi estabelecido também por crianças, que através dos treinos aprimoram a coordenação motora, reflexos e a disciplina.
Quando nos referimos às competições de luta, sem duvida, nos referimos à execução de técnicas que nos levarão a conseguir pontuação em uma competição.
As técnicas que desde sempre gozaram de maior popularidade entre os ataques, são as técnicas de braços, por este motivo e dada ênfase na pontuação das técnicas de pernas.
Pode ser que por sua complexidade e devido às condições físicas que requerem por parte do executante, as técnicas de pernas sejam vistas em menor uso nas competições, haja vista a sua comprovada complexidade e espetacularidade, pelo que se lhes vai adicionada a maior pontuação.
Na criação das estratégias ofensivas ou defensivas, surgem durante a fase de estudo, as fintas, sendo estas as estratégias que dão maior probabilidade de êxito nos ataques, quando o adversário comete um erro defensivo.
Na atualidade, para que um ataque surta efeito, e necessário que sejam feitas algumas tentativas, dado que os sistemas defensivos esmo cada vez mais desenvolvidos. O ataque deve ser seguro, para que também não se abra a guarda para um possível contra-ataque. E necessário que cada competidor tenha um modelo de ataque muito bem treinado, mas em nenhum caso deve ser rígido. Tem que deixar uma margem de liberdade conforme as situações inesperadas que surjam. o erro fundamental do ataque costuma produzir-se pelo fato do atacante querer fazer apenas o seu próprio jogo (combate), sem levar em conta o sistema defensivo empregado pelo competidor contrário.
Na procura do ataque pontuável e necessário criar o erro defensivo do adversário e aproveitar imediatamente a situação, sem perder 0 tempo, antes que se apresente a condição defensiva do adversário.
No caso em que a defesa do adversário atuou corretamente, devemos retificar e continuar o ataque por tentativas, este passo deve ser dinâmico, pois no ataque também nos expomos a um maior perigo de levarmos um contra-ataque.
A atenção não só deve estar no ataque, mas numa saída defensiva própria para se efetuar uma defesa eficaz. (Atacar não nos exime de que devamos defender-nos). -
Não se deve descuidar da reação defensiva do adversário nem procurar ataques sem efeito Eliminar os movimentos inúteis. - A posição corporal deve ser ampla e mutante, nunca estreita ou rígida. O lutador deve ter o domínio de vários tipos de ataque (a se possível com igual número de saídas).
Desenvolver estratégias capazes de tornarem ineficazes os ataques adversários, seja através de bloqueios ou esquivas.
Estudar os tipos de deslocamentos eficazes, em relação com o Koto e o adversário possuir um sistema tático alternativo nas seguintes situações:
a) Quando o adversário não mostra iniciativa, ou quando e muito afoito nos ataques.
b) Quando estamos em desvantagem ou em vantagem na pontuação.
e) Quando o sistema defensivo do adversário é o forte, mas não possui um contra-ataque eficaz.
d) Quando o adversário pontua constantemente.
Em todos os casos devemos nos tranqüilizar, relaxar um pouco, adotando o Zanshin correto para realizar o próximo movimento de ataque ou defesa seguida de um contra-ataque eficaz.
Digo isto porque muitas vezes quando o lutador não tem o êxito desejado, quer iniciar um ataque com rapidez em demasia, a qualquer custo, em busca da igualdade na pontuação, ao invés de aguardar o momento mais propicio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário