Seguidores

sábado, agosto 09, 2008

AUTO-SUPERAÇÃO


Qualquer resultado, por menor que seja, exige certa firmeza e certa tenacidade.
É lógico que é necessária também inteligência, mas, com certeza, antes de tudo, para atingir a vitória, é necessária uma vontade firme que não se disperse.
Tudo está contido no sentimento e na palavra “querer”.
São conhecidos exemplos, onde uma inteligência mediana, fixa toda a sua vontade mantendo preso o espírito no seu objetivo, tendo a certeza de triunfar, persevera e atinge seu objetivo.
Entretanto, é muito difícil alguém vencer sem um trabalho bem dirigido.
O que, muitas vezes, pode parecer "sorte" não é senão fruto de um longo trabalho preparatório e de uma forte vontade de chegar ao sucesso.
Qualquer que seja o ideal que anima um atleta, há horas em que o treino pode lhe parecer pesado e ele sinta-se tomado por certa lassidão à qual vem juntar-se um pouco de amargura, dado que as condições de treino são por vezes ingratas.
Mas o atleta não deve se perturbar, deixar-se surpreender nem desconcertar-se, deve lembrar-se que nenhum esforço se perde e que nenhuma derrota é definitiva.
Ele não pode deixar que nada dobre a sua vontade. Deve possuir alma grande para reconhecer seus erros e corrigir seus pontos fracos, mesmo com risco da sua tranqüilidade. Terá de permanecer senhor de si, da sua emoção, do seu capricho e da sua cólera.
A força de vontade não é outra coisa senão uma adaptação incessante de si mesmo e das circunstâncias da vida para um fim claramente previsto e obstinadamente perseguido.
Todo o atleta deve contar com vida dura, física e moralmente.
Conhecerá talvez mais derrotas que vitórias, mais decepções do que alegrias, mais incompreensões do que recompensas, mais ingratidões do que encorajamentos, mais dificuldades do que oportunidades de triunfar.
Mas não deve deixar-se deter por esta perspectiva, porque tem outra em seu coração: a da vitória invisível, aquela sobre si mesmo. Neste sentimento encontrará a fonte oculta das suas melhores energias.
A recompensa está em si mesmo, na auto-superação.

Nenhum comentário: