Seguidores

sexta-feira, agosto 29, 2008

Senpai


O Senpai é um ponto de mira. Os olhos dos kohai estão constantemente sobre ele, e o seu exemplo tem tanto mais importância quanto mais apreciado é, haja vista que ele concretiza um ato ou uma atitude que não passava, até então, duma visão abstrata.
Geralmente os alunos têm necessidade de ver o seu ideal encarnado numa pessoa que os anime pelo seu exemplo.
Um Sempai que dá exemplo merece e conquista a confiança do seu Sensei.
O exemplo do Sempai fala sempre mais alto ao Kohai e quando as suas ações não estão em sintonia com as orientações do Sensei, há uma contradição que escandaliza os fracos e revolta os fortes.
Um Sempai que se abandona à lei do menor esforço permite que seus Kohai procedam de igual modo.
Quando um Kohai vê o Senpai praticar sem tréguas, quando sabe que é a paixão pelo Karatê o anima, a sua admiração então está conquistada e estes não recusam mais nada àquele que se dedica incondicionalmente à Arte.
Entretanto, aquele Sempai que julga ter sempre feito o suficiente em relação à graduação que ostenta, jamais será um Sensei verdadeiro.
Muitas vezes ouve-se dizer que basta dar bom exemplo no Dojô e que fora dele o praticante pode fazer o que entender; mas não é assim. A influência não será profunda, se o exemplo não for total.
O Kohai deve encontrar no Sensei e no Sempai, antes de tudo um exemplo e também uma maneira de resolver os problemas que a vida lhe impõe.
Quanto mais alto, um praticante está colocado na hierarquia marcial, mais se vai tomando livre e solitário, porque sua consciência passa a ser seu guia.

Um comentário:

joserobertoamk@gmail.com disse...

Texto muito bom. Encarna muitos sentimentos.

Domo arigato!

OSS!