Seguidores
quinta-feira, novembro 13, 2008
YOSHITAKA FUNAKOSHI (1906-1945)
Foi um grande karateca, infelizmente morreu muito jovem, porém revolucionou o Karatê Shotokan que seu pai, Funakoshi, ensinou com esmero.
Começou a pratica do Karatê aos doze anos. Enquanto seu pai treinava com Itosu e Azato, o jovem Yoshitaka observava atentamente. As posições que seu pai ensinava eram altas, como as do Karatê de Okinawa, mas Yoshitaka praticou e ensinou as posições que hoje são usadas no Karatê Shotokan.
Também incluiu técnicas de perna como: Mawashi Geri, Yoko Geri, Fumikomi, Ura Mawashi Geri, e Ushiro geri. Enquanto Yoshitaka evolucionava o Karatê, seu pai consentia de bom grado com estas mudanças, talvez porque isso enriquecia o Karatê que ele havia aprendido.
No treinamento também modificou algumas coisas, como foi incluir o Gohon Kumite, ele criou o Kihon Ipon Kumite e o Jiyu Ipon Kumite, que nessa época também treinavam com Shigeru Egami e Genshin Hironishi.
Foi um grande karateca, que igual a seu pai, dedicou toda sua vida ao Karatê, arte que os dois amavam acima de tudo.
Seus treinamentos eram duríssimos, repetindo as técnicas centenas de vezes, até a exaustão, como ele dizia, tinha que estar acima das possibilidades normais, somente assim se estava em condições de estar à altura que uma situação real exigiria.
Praticou muito Makiwara, e desenvolveu uma enorme força nos Tzukis, dizem que chegou a quebrar vários Makiwaras.
Publicado em: http://aikos.galeon.com/funakoshi.htm
Tradução livre para o português: Prof. Cesar Estivales.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário