Seguidores

sábado, dezembro 20, 2008

KOBUDO

Kama

É uma foice de cabo comprido que se utilizava para cortar cereais. A diferença da foice ocidental é a curvatura e o cabo mais longo.

Algumas vezes o kama possui uma corda com um peso e se chama kusarikama ou kusarigama. Este instrumento era manejado pouco afiado e sem ponta incisiva, até que se converteu em uma arma letal chegando a ser usados aos pares contra armas como o bo e a katana.

Tonfa

Na sua origem, a Tonfa foi uma ferramenta utilizada para bater os grãos de cereais ou tirar-lhes a casca, ou segundo outras fontes, uma manivela para fazer girar uma roda de moinho. O comprimento da Tonfa deve ser ligeiramente superior ao do antebraço.

Habitualmente as tonfas são utilizadas aos pares para se poder, assim, efetuar-se defesas e ataques simultaneamente.

O cabo da Tonfa deve ser perpendicular ao resto da mesma, a fim de permitir realizar movimentos circulares, dotando os ataques de maior força, devido a velocidade do giro.

A Tonfa é uma arma muito versátil, podendo-se utilizar-se tanto como uma arma curta como uma longa (haja vista que o cabo não está completamente centralizado, o que permite dispor de duas distâncias diferentes para realizar movimentos segundo seja necessário à situação).

Com a tonfa pode-se realizar numerosas técnicas de defesa já que sua forma e posição protege o antebraço com grande eficiência e nos permite desviar tanto ataques com armas como ataques de pernas e braços.

O cabo da tonfa também pode ser utilizado para executar imobilizações, enganchando o mesmo no pescoço, joelho, braço ou qualquer outra parte do corpo do adversário para dificultar seus movimentos.

Sai

O Sai é uma arma de origem Okinawense. Acredita-se que foi uma ferramenta agrícola que se converteu em arma, porém também se afirma que evoluiu desde o princípio como uma arma. Sua forma básica é a de uma adaga sem fio, porém com uma aguda ponta, com duas grandes proteções laterais (“guarda-mãos” ou “tsuba” em japonês) também pontiagudas, unidas à empunhadura. Os Sai são fabricados de variadas formas, em alguns, a ponta central é redonda e lisa, enquanto que em outros é octogonal O tsuba é tradicionalmente simétrico, com ambas pontas apontando para a frente, sem dúvida existem algumas variações do Sai. No desenho do Manji, desenvolvido por Tai Shinken, as pontas estão opostas, isto é, uma ponta para frente e outra para trás. Outra variedade é o Jitte, que foi muito usado pela polícia Japonesa no período Edo, este tem somente uma ponta de tsuba na mesma direção da ponta principal.

A utilidade dos sai como arma se deve a sua forma característica. Tradicionalmente, os Sai eram levados na cintura em número de três, dois nas laterais, como armas primárias e um terceiro guardado atrás, no caso em que um fosse desarmado. Os Sai se usam como arma defensiva e de ataque, com eles se pode bloquear golpes e atacar de forma perfurante usando a ponta aguda central ou golpeando de forma contundente com a parte lateral da ponta central ou com a empunhadura. Também é utilizada como uma arma de arremesso, o sai tem um raio de ação mortal ao redor de 5 metros.

Os Sai podem ser utilizados com eficácia contra uma espada (Katana Japonesa) apanhando a lâmina da espada com o tsuba do Sai, ou contra um Bo (bastão longo) usando-os da mesma maneira. Os usuários experts podem reter a arma de um oponente e desarmá-lo com uma torção de mão. No caso de ser usado como uma arma de arremesso, o Sai de ferro (ou aço contemporâneo) é relativamente pesado, e lançá-lo com suficiente força é capaz de perfurar uma armadura. Em resumo, há diversas maneiras de manejar os Sai nas mãos, o que lhes dá uma grande flexibilidade, podendo-se ainda usar tanto como arma letal e não-letal.

Bo

Um bo é uma arma em forma de vara alongada, geralmente feita de madeira ou bambu. Existem de uma forma ou outra em todas as culturas. Variam em comprimento, peso, flexibilidade ou decoração (pode ser tão rústico como o galho de uma árvore ou tão decorado como uma obra de arte. A medida básica do Bo pode ser de 180 centímetros.

O termo “BO” que se utiliza para referir-se a vara de 180 cm aproximadamente, é na realidade uma abreviatura de Rokushakubo. Roku sifnifica seis em japonês, shaku. Shaku é uma medida que se usava antigamente no Japão e que equivale a aproximadamente 30 centímetros, e BO significa bastão. Portanto, Rokushakubo significa literalmente "Bastão de seis shakus"

O uso primário do bo é o de amplificar a força utilizada para um golpe mediante o uso da alavanca e a inércia do movimento do artista marcial. O bo é também utilizado para alcançar objetivos de médio alcance.

A arte marcial japonesa dedicada ao uso do bo é conhecida como bojutusu, a escola Masakatsu Bo Jutsu, fundada por O Sensei Morihei Ueshiba pratica-se como complemento ao Aikido.

Nunchakus

Originalmente era utilizado como uma ferramenta de trabalho pelos camponeses (mayal) e servia para debulhar o arroz (separar o grão da palha) golpeando com eles as espigas postas em uma caixa. Em 1609 se proibiu aos camponeses o uso de armas, e depois dos constantes ataques dos samurai, os quais roubavam e oprimiam aos camponeses, começaram a usar ferramentas de trabalho para defesa, criando assim o Kobudo de Okinawa, quase ao mesmo tempo que o karatê, que foi criado com a mesma finalidade porém sem o uso de armas.

Dentro das armas do Kobudo de Okinawa (tonfa ou tungwa, sai, bo (pau), nunchaku ou so-setsu-kon e kama), se encontra o nunchaku, que se compõe de duas varas em forma cilíndrica que são da medida do antebraço praticante, se unem em um dos extremos entre si com uma corrente ou corda na medida do contorno do punho. Isto permite ágeis e rápidos movimentos dinâmicos, que em conjunto com a massa dos paus se convertem em uma grande inércia que pode ser mortal.

Nenhum comentário: