Seguidores

sexta-feira, dezembro 05, 2008

AS MINHAS FASES DO KARATÊ

Assim como as idéias ou os pensamentos racionais têm suas fases de maturação, todos temos fases em nossa trajetória no Karatê.

No Karatê também temos diversas fases, sendo que tais fases algumas vezes ocorrem de uma só vez na nossa mente, mas podem acontecer espaçadas em claros estágios que podemos perceber, quando fazemos uma introspecção ou meditação.

Há épocas que parece que estacionamos em nossa evolução e nada mais conseguimos aprender. São estágios ou fases de maturação daquilo que aprendemos. Algumas pessoas ficam muito desestimuladas nessas épocas e alguns até acabam por desistir do Karatê, mas é quando mais devemos persistir com tranqüilidade. Então, de repente, parece que nossa evolução parece continuar.

Com exceção daqueles que já fazem outra Arte Marcial, geralmente quando entram para o Karatê, sentem-se como em uma fase nebulosa. Não conseguem perceber muito bem o que é o Karatê.
Na FASE INICIAL, eu identificava o Karatê como uma coisa interessante, mas ainda não era capaz de perceber com certeza ou racionalmente o que ele era na sua totalidade.

Lembro apenas que inicialmente eu queria aprender a me defender, ganhar mais segurança, desenvolver minha coragem (que é de onde provêm todas outras qualidades), meus reflexos e aprender técnicas que me protegessem.
O tempo passou e eu ganhei segurança e autoconfiança, então acredito que esse foi um objetivo alcançado.

Então cheguei a uma fase um pouco mais concreta e através de minhas observações, práticas e estudos, o Karatê adquiriu, desta vez, uma forma ligeiramente mais sólida. mas ainda um tanto pastosa na minha compreensão. Apesar de eu conseguir definir as técnicas, ainda não as conseguia empregá-las perfeitamente ou racionalmente e com clareza, muito embora ainda não conseguisse definir perfeitamente minhas idéias sobre o Karatê eu já conseguia conversar sobre Karatê com algumas pessoas.

Então resolvi testar o meu Karatê em competições e essa foi a FASE ESPORTIVA DO MEU KARATÊ. Nessa fase venci e fui derrotado e então passei dessa época.

Quando finalmente atingi a faixa preta, comecei a ver o Karatê como algo mais concreto. Entrei na fase do “Karatê clássico”. Parece que finalmente o Karatê podia ser percebido por mim de uma forma mais precisa e delineada, eu pude perceber o meu início e lembrar dos meus objetivos iniciais, mas agora eu já conseguia pensar especificamente sobre alguma teoria ou técnica e observar na prática as evidências que as comprovavam ou refutavam.

Finalmente eu estava adquirindo a capacidade de explicar minhas teorias e minhas descobertas a outras pessoas e discutí-las mostrando seus pontos fortes e fracos.

Atualmente eu procuro um KARATÊ-ARTE e comecei a procura pela perfeição na arte, agora eu pratico para agradar a mim mesmo e isso me leva a uma nova fase.

A FASE FILOSÓFICA. Isso não vai me fazer um lutador melhor, mas é o que vai me dar auto-conhecimento, paz de espírito e harmonia... acho que é o que sobra de tudo no final,quando colhemos o que plantamos.


Autor: Cesar Estivales

Nenhum comentário: