Seguidores

domingo, dezembro 28, 2008

SOBRE O SEIZA


Na postura seiza, também conhecida como nipon-za, os praticantes se sentam sobre os calcanhares com as pernas dobradas. O homens devem deixar um espaço entre as pernas de dois punhos, enquanto as mulheres devem se sentar com os joelhos encostados.

Quando sentamos por pouco tempo, devemos colocar o peito do pé esquerdo em cima da planta do pé direito. Quando for para ficar por muito tempo devemos colocar apenas o dedão do pé esquerdo sobre o dedão do pé direito. O tronco deve estar sempre bem ereto, com as nádegas apoiadas nos calcanhares. As orelhas devem estar alinhadas com os ombros e o nariz com o umbigo. Todos os músculos devem estar completamente relaxados com exceção do baixo ventre, principalmente o ponto localizado 4 dedos abaixo do umbigo, esse ponto na china chama-se “tan tien” no Japão “tanden” na terminologia médica chinesa de “kihai”, aqui ele é traduzido como “mar de energia”.
Seiza é escrito com dois ideogramas: “Sei” e “Za”.

“Sei” significa tranqüilidade, esse ideograma na verdade tem um grande número de significados, dentre os quais destacamos os mais amplos.
1-Repouso, diz-se de algo firme e imóvel,
2-Estar calado, antônimo de Ken (vozerio),
3-Calmo, tranqüilo,

4-Correto, polido,
5-Descansado, relaxado,
6-Claro, transparente,
7-Brando, amolecido,
8-Valoroso, de valor.

Tais sentidos podem ser observados em uma série de palavras compostas como:
Sei-i - vontade serena,
Sei-kan – visão serena, visão tranqüila,
Sei-za – sentado em tranqüilidade, descansado,
Sei-shi – contemplação,
Sei-jaku – Concentração,
Sei-yô – cura, recuperação.

Um dos ideogramas muito utilizados é o Sei-shi. Enquanto Seiza é o ato de sentar-se numa atitude calma, tranqüila e repousada com silêncio e transparência, Sei-shi é um estado de espírito calmo transparente e correto. Seiza é, então, a expressão de quietude do corpo, ao passo que, seishi exprime a tranqüilidade do espírito. Temos assim expressada a quietude dos dois aspectos que fazem o ser humano: corpo e espírito. As duas palavras expressam a quietude do ser humano.

Um comentário:

Julio Madeira disse...

Excelente Blog sobre Karate! Continue postando! Nem sempre eu comento, mas acompanho faz tempo seu trabalho!

Parabéns!!!