Seguidores

quinta-feira, maio 19, 2011

O RESPEITO PELO SENSEI

Se você compreender o seu Sensei e entender a sua missão, irá inevitavelmente respeitá-lo, porque tudo o que ele quer é o seu bem e a sua evolução e está lhe entregando, aos poucos, um tesouro para o resto da sua vida.
Sabe-se que a boa educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, etc.
Ninguém é um Sensei senão na medida em que é capaz de compartilhar com qualquer grupo de alunos o ideal que ele vive, estimulando-os a realizá-lo através de todos os obstáculos. O que faz o verdadeiro Sensei é a vontade de estimular seus alunos para ajudá-los a valorizar-se e arrastá-los para realizações de que possam sair mais senhores de si. Um Sensei deve ser um especialista em gente e por isso se torna admirado pelos seus seguidores.
O Sensei ama os seus alunos sinceramente, descobrindo em cada um, o que tem de melhor, e desejando a todo o custo levá-los a pôr em prática o conjunto das suas qualidades reveladas. Há que saber educar, animar, amparar e controlar seus alunos. Ensina a todos, mesmo que isso exija tempo e persistência. Ele sempre dá o melhor de si, e espera o melhor dos outros. Além disso, procura mostrar a todos, com generosidade, do quanto cada um é capaz e mesmo que sempre existam pessoas ingratas, o sensei não se abala com isto e continua estimulando seu próximo, porque é uma maneira de estimular a si mesmo.
O Sensei não ensina apenas a lutar, mas sim respeito, disciplina, regras de uma boa convivência, as amizades, afetos, paixões atitudes que nos ajudam diariamente a resolver nossas dificuldades dentro e fora do Dojô. O objetivo do treino é o de unificar mente, espírito e corpo, não apenas lidar com o ataque físico. Então se um dia, você ficar mais competente do que seu Sensei, será porque ele é mais competente do que você.
Respeitar o seu Sensei vai além de se comportar bem e ter educação. O respeito vai além de dizer um muito obrigado diante de uma gentileza. É o que nos acompanha desde a primeira hora da manhã até a hora de dormir. É possível detectá-lo nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam e não usam um tom superior de voz ao se dirigirem às outras. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores, porque não sentem prazer em humilhar os outros.
 O respeito é possível detectar nas pessoas pontuais. Ter respeito é demonstrar interesse por assuntos que desconhece. É cumprir o que promete. Reconhecer o esforço, a amizade e a qualidade dos outros. Respeitar não é mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro. Respeitar é retribuir o carinho com solidariedade. Respeitar é ficar em silêncio diante de uma rejeição. Respeitar é olhar nos olhos e sorrir ao conversar.
O respeito pelo outro não significa uma anulação do próprio ego e o respeito por si não quer dizer a anulação do outro. O Sensei lhe ensina a Respeitar, não só ao semelhante, mas a si mesmo e lhe leva a compreender que desrespeitar a si mesmo, significa adotar comportamentos agressivos ou nocivos para com seu próprio corpo, ou para com seu espírito. Pode-se evitar má alimentação, más companhias, maus ambientes, más leituras e maus hábitos e assim, estaremos conservando o respeito por nós mesmos.
O respeito enferruja por falta de uso. Não tenha medo, respeite. Não seja petulante ou arrogante, nem mostre os defeitos dos outros tentando prejudicar, mostre o seu valor orientando o que pode ser feito com sua ajuda amigável.

“No cerimonial de troca de faixas, que realizo, o aluno retira sua antiga faixa, dobra-a com cuidado e entrega-a silenciosamente ao seu Sensei, significando: “eu coloco a sua disposição o conhecimento anterior que você me deu”“. O Sensei desdobra a nova faixa e a coloca no seu aluno, apertando com firmeza o seu nó, significando: “eu lhe entrego novos conhecimentos, significados nesta cor, para você lapidar”.
A única faixa que não é entregue pelo Sensei, é a faixa branca, porque ela é Mukyu, ou seja: Sem conhecimento prévio. Essa é única faixa que o aluno coloca em si próprio, significando a sua predisposição e o seu interesse em aprender por sua espontânea vontade.

Oss!

Prof. Cesar Estivales
Santa Maria/RS: 19/05/2011.

Nenhum comentário: