I - PRÉ-REQUISITOS:
1 - Ter 8anos completos;
2 - Ter 5 (cinco) meses ou mais de treinamento, na faixa Vermelha;
3 - Ter completado 50 (cinqüenta) horas, ou mais de treinamento, na faixa Vermelha.
II - TEORIA:
Notas mínimas para habilitação ao Exame Prático:
Notas mínimas para habilitação ao Exame Prático:
Dos 7 aos 9 anos = nota mínima 4 (teste oral).
Dos 10 aos 12 anos = nota mínima 5 (teste escrito).
Dos 13 aos 15anos = nota mínima 6 (teste escrito).
Dos 16 anos em diante = nota mínima 7 (escrito).
Dos 10 aos 12 anos = nota mínima 5 (teste escrito).
Dos 13 aos 15anos = nota mínima 6 (teste escrito).
Dos 16 anos em diante = nota mínima 7 (escrito).
Observações:
A prova contém 20 questões.
Cada questão vale 0,5 pontos (meio ponto).
Média abaixo da média exigida, desabilita ao exame prático.
Marque a resposta correta com “X”.
Você terá uma hora para realizar sua prova
Cada questão vale 0,5 pontos (meio ponto).
Média abaixo da média exigida, desabilita ao exame prático.
Marque a resposta correta com “X”.
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MATÉRIA DE ESTUDO PARA O TESTE TEÓRICO:
1 - KATA:
O HEIAN SANDAN é um kata (exercício formal que apresenta técnicas diversificadas de maneira encadeada e representa uma luta imaginária contra vários adversários) que teve origem no Shuri-Te. É o 3º kata da série Heian, composto de 20 movimentos (Kyodos).
O kiai emitido no 10º e 20º movimentos. Possui técnicas que possibilitam ao praticante livrar se de agarramentos por trás e técnicas de giro de corpo que facilitam esquivas para outros tipos de agarramentos. O domínio do bloqueio com o antebraço contra o ataque ao corpo é o principal objetivo. Com o cotovelo totalmente dobrado, o qual deve ser posicionado cerca de uma mão de distância do corpo.
A partir desse kata, o praticante pode compreender o grande valor dessa técnica fundamental. Que é o bloqueio com o cotovelo e contra-ataque com um golpe de punho dorsal (Uraken).
Também possuir as técnicas denominadas a. Uchi uke; b. Kösa Uke; c. Morote Uke; d. Shihon Nukite; e. Hineri Tenshin; f. Tettsui Uchi (golpe desferido com a mão fechada em martelo); g. Oi Zuki; h. Ryoken Koshi Kamae; i. Fumikom (pisada com esmagamento); j. Empi Uke (técnica de Cotovelo); k. Uraken Uchi; l. Tate Shuto Uke; m. Tate Zuki; n. Mawashi Empi Uchi,
O Embuzem (linha de atuação do Kata) do Heian Sandan é composto sobre as bases de: a. Kokutsu Dachi; b. Heisoku Dachi; c. Zenkutsu Dachi; d. Kiba Dachi.
O seu tempo de execução é de cinqüenta segundos.
2 – DESIGNAÇÕES TÉCNICAS:
MIKAZUKI GERI é um golpe aplicado com a sola do pé.
HAISHU UKE é uma defesa executada com as costas da mão aberta.
3 - CONHECIMENTOS GERAIS:
O Jyu Ippon Kumite é a forma de combate previamente combinada em um golpe, que permite base livre, em que o atacante tem liberdade de movimentação, no qual é permitido realizar uma finta antes de atacar, tendo por objetivo exercitar a precisão dos golpes que são previamente avisados.
O órgão máximo dirigente do Karatê no Brasil é a Confederação Brasileira de Karatê.
“DOJÔ” designa o Local de treinamento no Karatê.
4 - FILOSOFIA:
Durante o Mokuso, no início e no final das sessões de treinamento, deve-se fechar os olhos e tentar não pensar em nada em particular, mas ficar atento a tudo o que se passa ao redor.
“Criar intuito de esforço”, também pode ser traduzido por desenvolver a vontade e decisão inabalável.
5 - COMPETIÇÃO:
“ATOSHIBARAKU”: Faltam 30 segundos
“CHUKOKKU”: Advertência por infração
Quando AKA ou AO marca ponto e o árbitro estende o seu braço para o lado de quem pontuou: para baixo da altura da cintura, isto designa Ippon (um ponto), quando o braço é estendido na altura do ombro, designa Nihon (dois pontos) e quando ergue o braço acima da cabeça é outorgado o Sanbom (três pontos).
Para reiniciar uma luta o árbitro coloca um pé para trás; estende os braços com as palmas para os competidores; vira as palmas para dentro, e as leva rapidamente uma para outra e diz Tsuzukete Hajime.
6 - REGULAMENTO WKF:
Baseado no regulamento nacional de competição, o uniforme oficial do competidor deve ser o seguinte:
Karate-gi branco, sem faixas ou fitas;
O casaco do Karate-gi deverá ter um comprimento mínimo que cubra os quadris e não seja superior a três quartos da coxa.
As mangas do casaco não podem ser dobradas e não devem ultrapassar o pulso, nem ser menor que a metade do ante-braço.
As calças não podem ser dobradas e deverão cobrir pelo menos dois terços da panturrilha e não podendo ficar abaixo do tornozelo.
Não é permitido faixa em volta da cabeça.
Segundo as regras da WKF, SÃO OBRIGATÓRIAS as seguintes proteções:
Luvas, protetor bucal, protetor de peito feminino, protetor de tíbia, protetor de pé.
As coquilhas NÃO são obrigatórias.
O HEIAN SANDAN é um kata (exercício formal que apresenta técnicas diversificadas de maneira encadeada e representa uma luta imaginária contra vários adversários) que teve origem no Shuri-Te. É o 3º kata da série Heian, composto de 20 movimentos (Kyodos).
O kiai emitido no 10º e 20º movimentos. Possui técnicas que possibilitam ao praticante livrar se de agarramentos por trás e técnicas de giro de corpo que facilitam esquivas para outros tipos de agarramentos. O domínio do bloqueio com o antebraço contra o ataque ao corpo é o principal objetivo. Com o cotovelo totalmente dobrado, o qual deve ser posicionado cerca de uma mão de distância do corpo.
A partir desse kata, o praticante pode compreender o grande valor dessa técnica fundamental. Que é o bloqueio com o cotovelo e contra-ataque com um golpe de punho dorsal (Uraken).
Também possuir as técnicas denominadas a. Uchi uke; b. Kösa Uke; c. Morote Uke; d. Shihon Nukite; e. Hineri Tenshin; f. Tettsui Uchi (golpe desferido com a mão fechada em martelo); g. Oi Zuki; h. Ryoken Koshi Kamae; i. Fumikom (pisada com esmagamento); j. Empi Uke (técnica de Cotovelo); k. Uraken Uchi; l. Tate Shuto Uke; m. Tate Zuki; n. Mawashi Empi Uchi,
O Embuzem (linha de atuação do Kata) do Heian Sandan é composto sobre as bases de: a. Kokutsu Dachi; b. Heisoku Dachi; c. Zenkutsu Dachi; d. Kiba Dachi.
O seu tempo de execução é de cinqüenta segundos.
2 – DESIGNAÇÕES TÉCNICAS:
MIKAZUKI GERI é um golpe aplicado com a sola do pé.
HAISHU UKE é uma defesa executada com as costas da mão aberta.
3 - CONHECIMENTOS GERAIS:
O Jyu Ippon Kumite é a forma de combate previamente combinada em um golpe, que permite base livre, em que o atacante tem liberdade de movimentação, no qual é permitido realizar uma finta antes de atacar, tendo por objetivo exercitar a precisão dos golpes que são previamente avisados.
O órgão máximo dirigente do Karatê no Brasil é a Confederação Brasileira de Karatê.
“DOJÔ” designa o Local de treinamento no Karatê.
4 - FILOSOFIA:
Durante o Mokuso, no início e no final das sessões de treinamento, deve-se fechar os olhos e tentar não pensar em nada em particular, mas ficar atento a tudo o que se passa ao redor.
“Criar intuito de esforço”, também pode ser traduzido por desenvolver a vontade e decisão inabalável.
5 - COMPETIÇÃO:
“ATOSHIBARAKU”: Faltam 30 segundos
“CHUKOKKU”: Advertência por infração
Quando AKA ou AO marca ponto e o árbitro estende o seu braço para o lado de quem pontuou: para baixo da altura da cintura, isto designa Ippon (um ponto), quando o braço é estendido na altura do ombro, designa Nihon (dois pontos) e quando ergue o braço acima da cabeça é outorgado o Sanbom (três pontos).
Para reiniciar uma luta o árbitro coloca um pé para trás; estende os braços com as palmas para os competidores; vira as palmas para dentro, e as leva rapidamente uma para outra e diz Tsuzukete Hajime.
6 - REGULAMENTO WKF:
Baseado no regulamento nacional de competição, o uniforme oficial do competidor deve ser o seguinte:
Karate-gi branco, sem faixas ou fitas;
O casaco do Karate-gi deverá ter um comprimento mínimo que cubra os quadris e não seja superior a três quartos da coxa.
As mangas do casaco não podem ser dobradas e não devem ultrapassar o pulso, nem ser menor que a metade do ante-braço.
As calças não podem ser dobradas e deverão cobrir pelo menos dois terços da panturrilha e não podendo ficar abaixo do tornozelo.
Não é permitido faixa em volta da cabeça.
Segundo as regras da WKF, SÃO OBRIGATÓRIAS as seguintes proteções:
Luvas, protetor bucal, protetor de peito feminino, protetor de tíbia, protetor de pé.
As coquilhas NÃO são obrigatórias.
III - PRÁTICA: Kihon, sob comando e contagem (Série de 5 movimentos avançando e 5 retornando, executando um Zuki com o braço livre após a última repetição).
1 - TE-WAZA:
a) Oi Zuki, avançando em Zenkutsu Dachi;
b) Gyaku Zuki, avançando e recuando em Zenkutsu Dachi;
c) Kizami Zuki, avançando e recuando em Zenkutsu Dachi;
d) Jodan Uraken Uchi , avançando em Kiba Dachi e recuando em Zenkutsu Dachi.
e) Tate Empi Uchi, avançando em Zenkutsu Dachi e Ushiro Empi Uchi recuando em Kokutsu Dachi.
2 - UKE-WAZA:
a) Gedan Barai, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kiba Dachi.
b) Age Uke, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kokutsu Dachi;
c) Shuto Uke, avançando e recuando em Kokutsu Dachi;
d) Uchi Uke, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kokutsu Dachi;
e) Soto Uke, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kiba Dachi.
3 - GERI-WAZA: (seguido de Gyaku Zuki, após a última repetição).
a) Mae Geri, avançando em Zenkutsu Dachi
b) Mawashi Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kokutsu Dachi
c) Yoko Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi;
d) Ashi Barai, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi.
e) Mikazuki Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi.
IV - RENZOKU WAZA, sob o comando de Hajime executa uma sequência (repete a sequência 3 vezes avançando e 3 retornando):
1ª Sequência:
a)Ashi Barai, avançarndo em Zenkutsu Dachi;~
b)Gyaku Zuki, em Zenkutsu Dachi (no mesmo lugar, com Yori Ashi);
c)Mawashi Geri (com a perna atrasada);
d)Gyaku Zuki, em Zenkutsu Dachi (sem deslocar-se, ao pousar o pé do chute à frente).
2ª Sequência:
a)Ashi Barai, com o pé atrasado;
b)Mawashi Geri, com o outro pé;
c)Gyaku Zuki, em Zenkutsu Achi (sem avançar, fazendo Yori Ashi);
d)Yoko Geri.
a)Ashi Barai, com o pé atrasado;
b)Mawashi Geri, com o outro pé;
c)Gyaku Zuki, em Zenkutsu Achi (sem avançar, fazendo Yori Ashi);
d)Yoko Geri.
3ª Sequência:
a)Shuto Uke, em Kokutsu Dachi;
b)Mae Geri (com o pé adiantado);
c)Gyaku Nukite, em Zenkutsu Dachi.
V - KATA:
1 - Heian Nidan: De forma livre e sem comando;
2 - Heian Sandan: Sem comando ou contagem;
3 - Bunkai do Heian Sandan: Saber explicar e demonstrar os movimentos contidos no Heian Sandan.
VI - KUMITE:
1 - IPPON KUMITE, sem comando ou contagem:
a) O atacante, prepara com Gedan Barai e anuncia: Gedan Zuki/Geri, Chudan Zuki/Geri ou Jodan Zuki/Geri;
b) O defensor executa o inerente bloqueio ou esquiva, contra-atacando de forma livre com uma das técnicas constantes do seu exame de graduação.
(Fim)
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