Seguidores

sábado, janeiro 12, 2008

EXAME TEÓRICO / PRÁTICO DE GRADUAÇÃO À FAIXA VERDE 3º KYU


PRÉ-REQUISITOS:
1 - Ter 9 anos completos;
2 - Ter 6 meses na faixa Laranja;
3 - Ter completado 60 horas, de treinamento na faixa Laranja.


II - TEORIA:
Notas mínimas para habilitação ao Exame Prático:
Dos 7 aos 9 anos = nota mínima 4 (teste oral).
Dos 10 aos 12 anos = nota mínima 5 (teste escrito).
Dos 13 aos 15anos = nota mínima 6 (teste escrito).
Dos 16 anos em diante = nota mínima 7 (teste escrito).
Observações:
A prova contém 20 questões.
Cada resposta correta vale 0,5 pontos (meio ponto).
Média abaixo da média exigida, desabilita ao exame prático.
Marque a resposta correta com “X”.
Você terá uma hora para realizar sua prova
MATÉRIA DE ESTUDO PARA A PROVA TEÓRICA:
KATA:
O 4º kata Heian Yondan, o quarto kata, originário do Shuri-Te, possui 27 movimentos e seu kiai é emitido no 13º e no 25º movimento.
Várias técnicas de bloqueio e arremate podem ser aprendidas com esse kata; por exemplo, saltar levemente para frente para um golpe semicircular vertical, com o dorso do punho, depois de ter realizado um chute frontal. Para fazer isso, é preciso que se tenha ótimo equilíbrio na posição de pés cruzados (kosa-dachi).

Possui além das técnicas contidas nos katas anteriores apresenta técnicas como o Haiwan Haishu Uke, Juji Uke; Morote Uke;Yoko Geri, Mae Uraken Uchi na base Kosa Dachi (pés cruzados), Mae Empi Uchi; Shuto Gedan Barai; Shuto Jodan Uchi; Kakiwake Uke contra agarramento frontal, Morote Kubi Osae e Hiza Uchi.
O seu tempo de execução é aproximado a quarenta e cinco segundos.

Todo Kata sempre começa com uma técnica de defesa.
Os Katas contém giros para direita (MIGUI) e esquerda (HIDARI) e ataques explosivos usando as técnica apropriadas e o máximo de força no menor tempo possível que caracterizam o KIME.

Na execução do Kata, o centro da força e do equilíbrio deverá estar no ventre (hara).
São 26 os katas tradicionais do estilo Shotokan. Os SHITEI KATA do estilo Shotokan são o Jion e o Kanku-Dai.

CONHECIMENTOS GERAIS:
O SUN-DOME, designa a parada da técnica do ataque antes de estabelecer contato com o alvo e deve sempre ser usado em lutas de treinamento.
O NIJUKKUN representa os 20 princípios fundamentais do espírito do Karatê legados pelo Mestre Funakoshi.

Mestre Funakoshi possuía o apelido de Shoto, que significa a brisa que balança os pinheiros que foi juntado com a palavra “Kan” que significa caminho, para dar origem a palavra SHOTOKAN, que no início representava apenas a academia do mestre e mais tarde passou a designar o estilo de Karatê do Mestre Funakoshi.
Atualmente os estilos de Karatê reconhecidos pela Federação Mundial de Karatê são Shotokan, Wadokai, Gojuryu e Shitoryu.

COMPETIÇÕES ESPORTIVAS:
O Karatê como arte de defesa pessoal e como meio de melhorar e manter a saúde existe há muito tempo, mas o Karatê como esporte está sendo cultivado a partir de 1957. (Pág 10, vol.5 – O Melhor do Karatê – M. Nakayama – Ed. Cultrix)
Atualmente, o órgão máximo do Karatê ao que estamos vinculados é a WKF (World Karate Federation).

REGRAS DE ARBITRAGEM:
Quando AKA ou AO marca ponto e o árbitro estende o seu braço para o lado de quem pontuou: para baixo da altura da cintura, isto designa Ippon (um ponto), quando o braço é estendido na altura do ombro, designa Nihon (dois pontos) e quando ergue o braço acima da cabeça é outorgado o Sanbom (três pontos).

Quando a luta acaba empatada no tempo normal e o arbitro vai dar prosseguimento à prorrogação, ele anuncia: Hikiwake – Enchosen – Shobu –Hajime.

Baseado no regulamento nacional de competição, o uniforme oficial do competidor deve ser o seguinte:
- Karate-gi branco, sem faixas ou fitas;
- Casaco do Karate-gi: comprimento mínimo que cubra os quadris e não superior a três quartos da coxa.
- Mangas do casaco: Não podem ser dobradas e não devem ultrapassar o pulso, nem ser menor que a metade do ante-braço.
- Calças: Não podem ser dobradas e devem cobrir pelo menos dois terços da panturrilha e não devem ficar abaixo do tornozelo.
- Não é permitido faixa em volta da cabeça.

Segundo as regras da WKF, são obrigatórias as seguintes proteções:
- Luvas, protetor bucal, protetor de peito feminino, protetor de tíbia, protetor de pé.
As coquilhas NÃO são obrigatórias.
III – PRÁTICA: Kihon, sob o comando de Hajime (Série de 3 movimentos avançando e 3 retornando, executa um Zuki com o braço livre após a última repetição).
1 - TE-WAZA:
a) Oi Zuki, avançando em Zenkutsu Dachi;
b) Gyaku Zuki, avançando e recuando em Zenkutsu Dachi;
c) Kizami Zuki, avançando e recuando em Zenkutsu Dachi;
d) Jodan Uraken Uchi , avançando em Kiba Dachi e recuando em Zenkutsu Dachi.
e) Tate Empi Uchi, avançando em Zenkutsu Dachi e Ushiro Empi Uchi recuando em Kokutsu Dachi.
f) Sanbon Zuki, avançando e recuando em Zenkutsu Dachi.


2 - UKE-WAZA:
a) Gedan Barai, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kiba Dachi.
b) Age Uke, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kokutsu Dachi;
c) Shuto Uke, avançando e recuando em Kokutsu Dachi;
d) Uchi Uke, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kokutsu Dachi;
e) Soto Uke, avançando em Zenkutsu Dachi e recuando em Kiba Dachi;
f) Chudan Morote Uke, avançando em Kokutsu Dachi e recuando em Zenkutsu Dachi;

3 - GERI-WAZA:
a) Mae Geri, avançando em Zenkutsu Dachi;
b) Mawashi Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kokutsu Dachi;
c) Yoko Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi;
d) Ashi Barai, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi.
e) Mikazuki Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi;
f) Ushiro Geri, avançando em Zenkutsu Dachi e retornando em Kiba Dachi.


IV - RENZOKU WAZA, sob o comando de Hajime executa a seqüência (repete 3 vezes avançando e 3 retornando):

1ª Sequência:
a)Ashi Barai, avançando em Zenkutsu Dachi;
b)Jodan Uraken Uchi (no mesmo lugar);
c)Gyaku Zuki (sem deslocar-se);
d)Mawashi Geri (com a perna atrasada).



2ª Sequência:
a)Esquiva com Deai Kizami Zuki;
b)Gyaku Zuki (sem deslocar-se);
c)Mawashi Geri (com o pé atrasado);
d)Gyaku Zuki, em Zenkutsu Dachi.



3ª Sequência:
a)Chudan Morote Uke avançando;
b)Kizami Zuki, em Zenkutsu Dachi (no mesmo lugar);
c)Gyaku Zuki, em Zenkutsu Dachi;
d)Mae Geri, com a perna atrasada.


V - KATA:
1 - Heian Sandan: De forma livre e sem comando;
2 - Heian Yondan: Sem comando ou contagem;
3 - Bunkai do Heian Yondan: Saber explicar e demonstrar os movimentos contidos no Heian Yondan.


VI – KUMITE:
1 - Jyu Ippon Kumite, sem comando ou contagem:
a) O atacante, prepara em Kamae-Te e anuncia o nível do seu ataque: Gedan, Chudan ou Jodan e ataca de forma livre;
b) O defensor executa o inerente bloqueio ou esquiva, contra-atacando de forma livre, podendo fazer o uso de projeção de forma segura, quando o soalho assim permitir.


(Fim)

Nenhum comentário: