Seguidores

sexta-feira, janeiro 04, 2008

TORA NO MAKI

Em 1921, o então Príncipe Herdeiro do Japão Hirohito, em viagem para Europa, fez escala em Okinawa e assistiu uma demonstração de Karatê, liderada por Funakoshi, e ficou muito impressionado. Por causa disso, no final desse mesmo ano, Funakoshi foi convidado para fazer uma demonstração de Karatê em Tokyo. Ele aceitou imediatamente, acreditando ser esta uma ótima oportunidade para divulgar a arte.



Sua demonstração de Kata foi um sucesso. Ele pretendia retornar logo para Okinawa mas, depois da exibição, Funakoshi foi cercado por pedidos para ficar no Japão ensinando Karatê.

Uma das pessoas que pediu para que ele ficasse foi Jigoro Kano, o fundador do Judô e presidente do Instituto Kodokan. Funakoshi resolveu ficar mais alguns dias para fazer demonstrações técnicas no próprio Kodokan. Algum tempo depois, quando se preparava novamente para retornar à Okinawa, foi visitado pelo pintor Hoan Kosugi, que já tinha assistido a uma demonstração de Karatê em Okinawa, e pediu que ele lhe ensinasse a arte. Mais uma vez sua volta foi adiada.

Funakoshi percebeu então que se ele quisesse ver o Karatê propagado por todo o Japão ele mesmo teria que fazê-lo. Por isso resolveu ficar em Tokyo até que sua missão fosse cumprida.

Kosugi foi uma das pessoas que convenceram Funakoshi a ensinar Karatê no Japão. Ele também o convenceu a registrar todo o seu conhecimento em um livro e prometeu presenteá-lo com uma pintura para a capa. Essa pintura mundialmente conhecida, o Tora No Maki ("Tora" em japonês quer dizer tigre, e "Maki" em japonês quer dizer rolo ou enrolado), foi usada para ilustrar a capa do livro "Karate-Do Kyohan" simbolizando força e coragem.

A irregularidade do círculo indica que provavelmente foi pintado com uma única pincelada, como é comum nos desenhos e caricaturas tipicamente Zen, note que em muitas escolas do Zen, o desenho que as caracteriza é um círculo desenhado de uma só pincelada.

O caractere que aparece ao lado da cauda do tigre (em cima à direita) é parte da assinatura do artista.

Nenhum comentário: